O que quer dizer o CID R53?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

CID R53 – Mal-estar, fadiga e cansaço. CID R53 é o código para mal-estar, fadiga, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

OU ESGOTAMENTO PROFISSIONAL
transtornos mentais e do comportamento relacionados com o trabalho, tendo como agentes etiológicos ou fatores de risco de natureza ocupacional o Ritmo de trabalho penoso (CID10 Z56. 3) e Outras dificuldades físicas e mentais relacionadas com o trabalho (CID10 Z56. 6).

CID R42 é o código para Tontura e instabilidade, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

CID R51: o que significa? CID R51 – Cefaleia é uma condição comum, popularmente conhecida como dor de cabeça. Pode ser classificada em dois tipos: Primária: os episódios de dor são o principal sintoma, podendo ser enxaqueca com ou sem aura, em salvas ou tensional.

CID Z76.3 no atestado médico
Cabe ressaltar, no entanto, que a lei trabalhista tem limitações para obrigar um empregador a aceitar um atestado com esta especificação.

Não é de hoje que alguns empregados agem de má-fé, e possuem o intuito de obter atestado médico para faltar ao trabalho, mas tal situação pode gerar implicações ao trabalhador. O que muitos não sabem, é que diante desta situação o médico pode fornecer um atestado médico, e informar no documento o CID 10 Z76. 5.

Necessário destacar, também, que o mesmo se aplica aos atestados de "simulação consciente", cujo CID Z76. 5 (pessoa fingindo ser doente), e aos atestados com CID Z.

Entre as principais podemos citar:

  1. Acidentes de trabalho. ...
  2. Dor por motivos posturais. ...
  3. Lesões no joelho. ...
  4. Hérnia inguinal. ...
  5. Depressão e estresse. ...
  6. Doenças cardíacas. ...
  7. LER. ...
  8. Problemas urológicos.

Embora esteja presente no Catálogo Internacional de Doenças (CID 10 — Z73. 0, descrito como um estado de exaustão vital), o quadro está na seção de problemas relacionados ao manejo de vida, ou seja, é preciso levar em consideração o contexto em que a pessoa está e que pode estar levando a existência do burnout.

CID F41: o que significa? O CID F41 – Outros transtornos ansiosos é caracterizado por crises de ansiedade que não são provocadas por uma situação específica, segundo definição do DATASUS.

CID F43 é o código para Reações ao “stress” grave e transtornos de adaptação na Classificação Internacional de Doenças.

O CID R55 integra a parte dedicada a sintomas e sinais gerais na CID. É usado como sinônimo de “apagamento”, desmaio e lipotimia.

CID R50 é o código para Febre de origem desconhecida e de outras origens, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

4 – Alergia não especificada (resposta do sistema imunológico) CID T78. 4 é o código para Alergia não especificada, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

CID R11: o que significa? O CID R11 – Náusea e vômitos representa uma condição causada por problemas estomacais. Quando uma indisposição (enjoo) é acompanhada de uma contração que força o conteúdo do estômago até o esôfago, de onde é expelido pela boca. Por vezes, também há dor na barriga.

CID G43 – Enxaqueca (dor de cabeça latejante) CID G43 é o código para enxaqueca, como prevê a Classificação Internacional de Doenças.

Você pode solicitar um relatório sobre o seu caso, onde ele irá esclarecer seus sintomas, características da dor, condutas que devem ser adotadas, medicamentos prescritos, e assim por diante. Este documento será entregue à empresa junto ao atestado.

Confira, a seguir, os principais códigos padronizados pela CID-10: I – Algumas doenças infecciosas e parasitárias (A00 a B99); II – Neoplasias [tumores] (C00 a D48); III – Doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos e alguns transtornos imunitários (D50 a D89);

Não existe um limite para atestados médicos no ano. Independente da quantidade de dias, do CID ou da motivação. No entanto, existe um limite de dias de afastamento que deverão ser custeados pela empresa: máximo de 15 dias pela mesma doença.

Não é possível somar atestados com CID diferentes.
Isso porque, para somar atestados com o registro do CID, eles devem ser iguais, ou seja, relatar a mesma doença. Isso é importante, pois, nos primeiros 15 dias de afastamento do trabalhador de sua função, a empresa é responsável por pagar seu salário.