O que quer dizer o Cântico de Débora?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

O “Cântico de Débora” (Juizes 5) é uma ode triunfal que cele bra a derrota e morte de Sisera no vale de Jezreel, junto ao rio Kishon, perto de Meguido; foi possivelmente composto imediatamente após a vitória (cerca de 1150-1100 a.C) (1).

A Bíblia diz que Débora era uma juíza e não guerreira. Ela não precisaria derramar o sangue de ninguém, ela precisava inspirar confiança aos guerreiros de Israel. Liderar não é somente dar ordens é preciso ser exemplo. Débora mostrou com suas ações que acreditava na vitoria, e arriscou a sua própria vida.

Tratava-se de uma profetisa, cuja autoridade era tamanha a ponto de hebreus de todas as tribos subirem ao monte levando a ela suas demandas para julgamento. A reputação da personagem fez com que a palmeira debaixo da qual se sentava recebesse seu nome, tornando-a a Palmeira de Débora (Jz. 4: 4,5).

No texto, Débora exerce a liderança oficial das tribos e convoca os homens à guerra. Já Jael, que não estava inserida nas tribos israelitas, exerce liderança de forma difusa, sendo inclusive, responsável pela morte do comandante do exército inimigo do povo israelita.

Débora juíza, temente e fiel, ordenou a baraque prepare israel. Porque o senhor te ordena a ir, e logo baraque lhes respondeu: Se não fores comigo ali eu não vou, então ela disse: contigo irei. Porém a honra será do senhor, porque pra surpresa de muitos ali, que lutando com a espada ali estiver.

O Desperta Débora significa pra mim uma caminhada dada por Deus, para levar as cargas uns dos outros através da intercessão. Gálatas 6; 2 "Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprirei a lei de Cristo." "Desperta Débora para mim, significa: Deixar de lado os meus conceitos, e viver os conceitos de Deus!"

DESPERTA DÉBORA” é um movimento de oração, cujo alvo é despertar milhares de mães, biológicas, adotivas ou espirituais de qualquer denominação, comprometidas em orar 15 minutos por dia, para que Deus opere um despertamento espiritual sem precedentes na história da juventude Mundial.

A sua sabedoria e prudência levaram Débora à vitória. Débora conquistou o respeito do povo. Ela era temente a Deus e dedicou a sua vida para o bem do povo. Além da sua sabedoria, ela agia principalmente com amor, como uma mãe ( Jz 5,7).

Débora era uma profetisa, uma líder israelita que foi inspirada pelo Senhor. Seu povo tinha parado de guardar os mandamentos do Senhor e os cananeus governavam sobre eles. Depois de 20 anos, os israelitas começaram a orar ao Senhor por ajuda. O Senhor ouviu a suas orações.

Lapidote (nome hebraico que significa "tochas" ou "chamas") foi marido da juíza Débora (Juízes 4:4) e não possui mais relatos na bíblia falando sobre ele. Os rabinos o identificam com Baraque.

Deus então usa Débora, uma anciã no alto dos seus 90 anos e ela movida pelo Espirito do Senhor convoca Baraque para uma reunião e determina que ele desça para possuir a terra por inteiro, não apenas as montanhas mas também os vales dominados por Jabim e seus carros de ferro.

As referências simbólicas feitas à palmeira mostram que esta árvore era então, como é agora, considerada como tipo de graça e de beleza. Cantares de Salomão (7.7) referem-se à sua elevada estatura – o salmo 92 (12,14) alude à sua verdura, fertilidade, e duração.

Débora foi uma juíza e profetisa de Israel, que liderou o povo na guerra contra o rei de Canaã. Ela convocou o povo para a batalha e profetizou sua vitória sobre um exército muito grande. No tempo de Débora não havia rei sobre Israel.

Walton14 diz que Débora é a única mulher mostrada no livro de Juízes exercendo a função de juíza. Diz ainda que ela dava respostas ao povo com grande autoridade. O texto bíblico cita que Débora fazia atendimento às pessoas debaixo de uma palmeira, na terra de Efraim, entre os povoados de Ramá e de Betel.

Ela foi a primeira juíza de Israel, e, certamente, a pioneira em todo o mundo. Débora também era profetisa, poetisa e líder popular em um tempo da história em que a mulher vivia em situação de inferioridade em relação ao homem.

Jael: Significa “cabra das selvas”, “cabra dos montes”. Em virtude desse acontecimento, o nome reflete coragem, bravura e é um bonito nome especialmente pelo fato de ser classificado como teofórico, dado que tem o nome Deus nele incorporado, o que acontece através do sufixo El, que justamente significa “Deus”.

Mas Deborah não estava ali apenas como convidada: há três meses, ela própria sofreu os efeitos da repressão policial ao ser atingida por uma bomba de efeito moral que a fez perder o olho esquerdo.

Deborah Albuquerque, vencedora da prova de fogo, escolheu o poder da chama vermelho e entregou o da chama amarelo para Bárbara, na sétima roça de "A Fazenda 2022" (RecordTV).

A homenagem foi uma iniciativa da vereadora Patrícia Bezerra (PSDB). Criado em 1995, durante a GCOWE (Consulta Global sobre Evangelização Mundial), o grupo nasceu com o intuito de evangelizar as mães para se unirem e orarem pelos seus filhos e famílias.

Juízes 4–5 relata como Israel foi libertado do cativeiro de seus inimigos sob a direção de uma mulher chamada Débora, que era juíza e também profetisa. Ela profetizou que uma mulher destruiria os líderes dos inimigos.

Juízes 5:12 ARA
Desperta, Débora, desperta, desperta, acorda, entoa um cântico; levanta-te, Baraque, e leva presos os que te prenderam, tu, filho de Abinoão.