O que quer dizer o bicho está pegando no sentido figurado?

Perguntado por: qcalixto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Particípio da expressão "o bicho vai pegar"; quer dizer que a situação está difícil, complicada ou perigosa.

Loucos da vida: irritados, revoltados • Com a cabeça cheia de grilos: com muitas preocupações, pensando em problemas d) Escreva versos ou frases usando uma dessas expressões no sentido figurado.

Outra remuneração que alguns craques pedem aos clubes são as chamadas luvas, um valor adicional que costuma ser pago no início do contrato. E a terceira alternativa de renda, o popular “bicho”, é aquele prêmio extra que o time dá aos atletas quando a equipe consegue um bom desempenho.

Em português usamos a expressão “Que bicho te mordeu?” quando queremos expressar a nossa curiosidade a respeito do mal humor de alguém por seja lá qual for o motivo.

1 besta, fera, alimária, animal, animalejo, animália, asno, bichano, bicho-de-pé, burro, cupim, inseto, piolho, térmite, traça, verme. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Grosseiro: 2 bruto, cavalo, estúpido, grosseiro, grosso, mal-educado.

Na construção do poema, o autor utiliza a metáfora. Isso fica evidente no primeiro verso “Vi ontem um bicho”, que, no final, descobrimos que se tratava de um homem.

Pessoa de pele muito branca; branquelo (nesta acp., bicho de goiaba, sem hifens). 3. Bobo, idiota, ingênuo (nesta acp., bicho de goiaba, sem hifens).

Significado de Rio
[Figurado] Grande quantidade de alguma coisa; abundância, excesso: ganhar rios de dinheiro. [Figurado] Quantidade considerável de líquido: chorar rios de lágrimas.

Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de uso. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo idéias que vão além de seu sentido mais usual.

Exemplos de linguagem figurada
"Ele está se afogando nas suas preocupações." Esta frase deve ser interpretada no seu sentido figurado, porque não é fisicamente possível uma pessoa se afogar com uma preocupação. Neste caso, a frase significa que as preocupações do indivíduo estão limitando e prejudicando.

Sobre "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come"

O pagamento do bicho no futebol é uma prática legal, previsto tanto na Lei Pelé (9.615/1998), quanto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em ambas, ele está enquadrado como prêmio pago em caráter de bonificação pelo resultado de determinado evento.

[Portugal, Informal] Estudante do ensino secundário, entre os estudantes universitários de Coimbra.

Que Monstro te Mordeu? é um seriado de televisão brasileiro criado por Cao Hamburger e Teodoro Poppovic, exibido de 10 de novembro de 2014 a 15 de janeiro de 2015 na TV Cultura. A trama se inicia quando uma criança desenha um monstro e ele ganha vida em um lugar chamado de Monstruoso Mundo dos Monstros.

Lali (Daphne Bozaski) é uma menina monstra, Luísa (Melina Meghini) é uma poltrona rosa, Gorgo (Sidnei Caria) é um latão de lixo, Dr. Z (Paulo Henrique Santos) é um cientista atrapalhado e Dedé Haroldo (Hugo Picchi) é um monstro feito de chiclete.

1 Denominação genérica que se dá aos seres do reino animal, à exceção do homem; animal. 2 Qualquer animal feroz; fera: “Aproveitando o rumo da conversa, Filangote perguntou que bicho era aquele que urrava durante a noite” ( DJ ) . 3 Zool Denominação comum a diversos insetos e larvas (cupim, broca, traça etc.)

Bicho ou bixo: qual é o correto? Segundo a norma padrão da língua portuguesa, a escrita correta da palavra é bicho, com 'ch'.

Regionalismo do interior paulista, usado para expressar uma situação ou fato complicado, de difícil solução ou desenvolvimento.

Comparando o homem aos outros animais, ele é o mais confuso, esquisito, o que nega a sua natureza, as suas raízes e esquece, assim, a simplicidade de viver. É O BICHO... HOMEM! é um texto que fala sobre a degradação ambiental e social provocada pelo ser humano.

4. O que é do homem o bicho não come. Expressão popular que passa a ideia de "destino traçado", ou seja, o que é pra acontecer, vai acontecer.