O que quer dizer novo nascimento na Bíblia?

Perguntado por: amoura8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Nascer de novo significa ter a oportunidade de recomeçar a vida, ter uma nova chance. O termo é muito utilizado na Bíblia, e também na Igreja Evangélica, já que nascer de novo é sinônimo de aceitar o sacrifício de Jesus.

João 2–4: “Necessário vos é nascer de novo”

Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. da parte de Deus.

A verdade é essa: quem nasce da carne é carne, quem nasce do humano é humano, mas quem nasce do Espírito é Espírito. Nascemos da carne pelos nossos pais e vivemos essa experiência humana, material e carnal; muitas vezes, deslumbramo-nos com ela, com o mundo em que estamos.

3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não anascer bde novo não pode ver o reino de Deus. 4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

Quando Jesus transmite a Nicodemos o ensinamento espiritual básico: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”, causa perplexidade ao doutor da lei que, admitindo sua ignorância, não entende como é possível alguém nascer de novo.

Nicodemos é um dos chefes dos judeus e, como fariseu, é uma pessoa que conhece bem as Escrituras. Ele vai ao encontro de Jesus no coração da noite. João não tem a preocupação de fornecer qualquer indicação cronológica nos seus relatos. Para ele, o que importa é o sentido das coisas.

Nicodemus: Significa “vitória do povo”, "vitorioso", "o que vence com o povo", "o que conduz o povo à vitória". Nicodemus é um nome de origem grega. Surge de Nikodemos e tem o mesmo sentido de que Nicolau.

Jesus ensinou a ele que todas as pessoas precisam nascer de novo para entrar no reino de Deus.

Com este fundamento podemos aplicar esta informação a conjunção “e” em João 3:5 “Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” A tradução pode ser “Quem não nascer da água, a saber/isto é do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” Justamente isto é a obra do Espírito Santo.

A resposta dada a tal questionamento foi: “Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”, referindo-se ao imperador romano César. Ou seja, Jesus afirma que não devemos misturar questões políticas e econômicas com questões religiosas.

Não erreis: nem os bfornicadores, nem os idólatras, nem os cadúlteros, nem os defeminados, nem os sodomitas, 10 Nem os aladrões, nem os avarentos, nem os bbêbados, nem os cmaldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.

Água para a vida.
A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes – como um símbolo de destruição (Gênesis 6–9), um símbolo de limpeza (ex. Êxodo 30:18), um símbolo de benção (Jeremias 17:8) e como um símbolo de necessidade espiritual (Salmo 42).

O Espírito Santo não é um sentimento, mas a terceira pessoa da Trindade. Ele é o consolador prometido a nós, por Jesus (João 16: 7). Muitas são as obras da carne, como prostituição, impureza, idolatria, feitiçaria, ciúmes, discórdias, inimizades.

Mas no final todos nascidos no Espírito Santo são capixabas.

Ser restaurados por Ele significa reencontrar a vida, significa a nossa completa e real conversão. Tenhamos fé de que Jesus é a verdadeira luz que nos trará aquela felicidade que buscamos nas coisas deste mundo, porque somente Cristo preencherá os desejos de felicidade que temos.

Essas ordenanças são chamadas ordenanças de salvação. Incluem o batismo, a confirmação, a ordenação ao Sacerdócio de Melquisedeque (para os homens), a investidura do templo e o selamento matrimonial. Em cada uma dessas ordenanças, fazemos um solene convênio com o Senhor.

17 Assim que, se alguém está aem Cristo, bnova criatura é; as coisas cvelhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

1. Membro de uma seita de judeus que ostentava grande santidade exterior na sua vida. 2. [Depreciativo] Hipócrita; fingido.

Judeia

Judeia foi a província do Império Romano, que se estabeleceu no território do Oriente Médio habitado e governado anteriormente pelos judeus.