O que quer dizer não temas porque eu sou contigo?

Perguntado por: oalves9 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

“Não temas, porque eu sou contigo” é uma declaração de encorajamento que indica o cuidado providencial do Senhor para com seus filhos. O estudo bíblico dessa frase mostra que ela faz parte da profecia de Isaías acerca da soberania de Deus no governo da História e na redenção do Seu povo.

O mesmo que: amedrontes, aterres, acobardes, acovardes, apavores, assustes, atemorizes, aterrorizes, intimides.

O verso 27 de Mateus 14 diz o seguinte: “Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende ânimo; sou eu; não temais”.

Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.

"Não temas", por 366 vezes essa expressão é repetida na Bíblia. Existe um "não temas" para cada dia do ano, e até mesmo quando o ano é bissexto.

Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”

Isaías 41:10 (Não temas porque eu sou contigo) - Bíblia.

9 Não sabeis que os ainjustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os bfornicadores, nem os idólatras, nem os cadúlteros, nem os defeminados, nem os sodomitas, 10 Nem os aladrões, nem os avarentos, nem os bbêbados, nem os cmaldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

1. Transmitir coragem e entusiasmo a; encorajar ou estimular; 2.

Tornar ou ficar triste ou melancólico (ex.: a inquietação assombrava a família; o rosto assombrou-se).

Não temas significanão tenha medo”, “não fique atemorizado”. A expressão “não temas” realmente é muito comum no texto bíblico. Com muita freqüência o povo de Deus tem escutado da parte do Senhor que não devem ter medo.

O temor a Deus é um sentimento de respeito e reverência praticada pela doutrina cristã, segundo previsto no livro de Hebreus da Bíblia Sagrada: "Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo ...

Às vezes não entendemos por que as coisas ocorrem de determinadas maneiras, imaginamos que seria tão bom de fossem diferentes, seria tudo tão mais fácil. Mas o que não entendemos é que os planos de Deus para nós são maiores do que os nossos. Que não enxergamos como Ele, nossa mente é finita.

Os nossos medos podem ser vencidos ao confiarmos em Deus, a Bíblia nos ensina a confiar n'Ele, pois Ele é fiel, sua fidelidade não dura por um dia, nem uma noite, mas para sempre. Ao sentir medo, lembre do que o Senhor já fez por você e por sua família, converse com Ele e busque paz nas Sagradas Escrituras.

Na Bíblia, tempestade aparece em diferentes contextos, seja como efeito natural ou sobrenatural da vontade/permissão de Deus. Na história de Jonas, por exemplo, a tempestade surge como consequência da desobediência do profeta (Jonas 1:4).

Quando o povo de Israel foi escravizado no Egito, clamou a Deus por libertação. Então Deus respondeu ao clamor deles, usando a expressão “Eu sou quem sou” (Êx 3:14) para se apresentar como seu libertador. Em português, isso soa como uma afirmação filosófica sobre a existência de Deus.

São eles: Êxodo 20:13; Jó 3:2; Isaías 37:15 e João 11:35. De todos esses versículos, na maioria das traduções Jó 3:2 é o menor versículo da Bíblia. Geralmente as traduções traduzem esse versículo da seguinte forma: “Disse Jó:” (ARA).

A palavra amor aparece escrita na Bíblia 308 vezes, enquanto ódio surge em 87 ocasiões. Vida repete-se 451 vezes e morte 371. Céu é referido em 582 momentos, Inferno em 54.