O que quer dizer não alocado?

Perguntado por: ehernandes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Um HD não alocado significa que um disco rígido não está atribuído a nenhuma letra de unidade ou não pertence a uma partição. Ao instalar um sistema operacional em seu PC, você precisa particionar esse HD não alocado — já que você não pode usar o disco sem alocar uma letra de unidade e um sistema de arquivos.

Dentro do próprio gerenciamento de disco, clique com o botão direito em cima do dispositivo não alocado e selecione a opção “criar novo volume simples”. A partir daqui, você irá ter o auxílio do Assistente para Novas Partições Simples do Windows e é só seguir as orientações.

Escolha Painel de Controle > Sistema e Segurança > Ferramentas Administrativas e clique duas vezes em Gerenciamento do Computador. No painel esquerdo, em Armazenamento, escolha Gerenciamento de Disco. Clique com botão direito do mouse em uma região não alocada do disco rígido e escolha Novo Volume Simples.

O erro significa que o computador está com processos que ocupam toda a taxa de gravação e leitura do HD, afetando o gerenciamento do disco e da memória virtual. Para identificar esse erro, primeiramente é preciso acessar o “Gerenciador de Tarefas”.

5 dicas para descobrir se o HD está com defeito

  1. O HD está lento ou trava frequentemente. Esse pode ser um sinal de que as coisas não estão bem. ...
  2. Os dados estão sendo corrompidos. Outro sintoma de HD defeituoso são arquivos corrompidos. ...
  3. Ruídos e sons estranhos. ...
  4. O Windows não reconhece o HD. ...
  5. Use um aplicativo de diagnóstico.

Teste o HD em outro computador ou procure um adaptador SATA para USB para checar se o sistema o detecta como se fosse um disco rígido externo. Caso o HD funcione como um dispositivo externo, talvez o problema esteja relacionado diretamente com a BIOS ou com a placa-mãe da máquina.

Uma unidade de alocação é a menor porção lógica de espaço em disco que pode ser alocada para armazenar um arquivo.

1) No menu “Iniciar” clique com o botão direito do mouse em “Computador” e na sequência em “Gerenciar”. 2)No painel à esquerda, abra a categoria “Armazenamento” e depois clique em “Armazenamento de disco”. 3)Uma lista com suas partições será exibida. Clique com o botão direito do mouse na partição que deseja alterar.

O principal motivo é a limitação do disco MBR - apenas quatro partições primárias podem ser criadas, o que significa que se suas partições tiverem atingido o número máximo, você não poderá criar mais partições de espaço não alocado no seu PC.

Aumentar ou diminuir o volume

  1. Pressione um botão de volume.
  2. À direita, toque no Menu . Se a opção "Configurações" não estiver disponível, acesse as etapas para versões anteriores do Android.
  3. Deslize os níveis de volume até que fiquem como você quer: Volume da mídia: músicas, vídeos, jogos e outras mídias.

A partição de recuperação é uma seção especial do disco rígido do sistema dedicada à recuperação do sistema. A partição de recuperação permite que o sistema operacional Windows volte para as configurações de fábrica no caso de uma falha crítica do sistema, evitando que você precise reinstalar todo o sistema.

Drivers de sistema desatualizados
Os drivers são responsáveis por controlar todo o hardware do PC, incluindo o controlador do HD — e o próprio HD. Por isso, drivers de sistemas desatualizados podem ser a causa do 100% de uso do HD.

Já a memória virtual, como o próprio nome sugere, é apenas virtual. Ou seja, não existe uma peça dentro do PC. Esse tipo de memória entra em ação quando a RAM física está com pouca capacidade. Nesses casos, o sistema operacional “rouba” uma parte do disco rígido para atuar como RAM.

O serviço SuperFetch (SysMain) aumenta a CPU por 1 a 2 minutos quando um aplicativo de 64 bits está em execução no Windows.

Cuidado com impactos bruscos
É preciso lembrar que um HD é um dispositivo mecânico e, por essa razão, trepidações fortes ou impactos podem comprometer seu funcionamento.

O que pode danificar o HD?

  • Remover o dispositivo do computador de maneira inadequada;
  • Guardar o HD em locais impróprios (úmidos ou expostos à alta temperatura);
  • Derrubá-lo com frequência;
  • Conectar o dispositivo em máquinas desconhecidas;
  • Infecção por vírus;
  • Deixá-lo próximo de ímãs muito fortes.

Sim, tem como recuperar um HD danificado fisicamente. Mas é preciso avaliar o que causou o dano e qual foi o impacto ao funcionamento do HD. Em alguns casos, a recuperação do dispositivo e dos dados pode ser mais simples; em outros, os danos podem ser irreversíveis e tornar os dados irrecuperáveis.