O que quer dizer muito axé?

Perguntado por: egoulart5 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

A palavra axé é utilizada no contexto das religiões afro-brasileiras, principalmente em cumprimentos. Ela tem sua origem na língua iorubá e significa força de realização, poder e desejo felicidade.

Axé, na língua iorubá, significa poder, energia ou força presentes em cada ser ou em cada coisa. Nas religiões afro-brasileiras, o termo representa a energia sagrada dos orixás.

É frequentemente falada com o sentido semelhante à expressão "se Deus quiser" ou "tomara" e é usada para fazer uma saudação a alguém.

A palavra axé é utilizada no contexto das religiões afro-brasileiras, principalmente em cumprimentos. Ela tem sua origem na língua iorubá e significa força de realização, poder e desejo felicidade.

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

Segundo os adeptos das religiões afro-brasileiras, a palavra axé é utilizada para designar vida; força manifesta em todo ser vivente ou coisa existente na natureza. É a energia e a força sagrada advinda dos orixás e pode se referir também a força mágica que sustenta os terreiros do candomblé.

Meus Orixás, agradeço hoje e sempre pela proteção! Eu acredito no meu Orixá. Se cheguei até aqui foi porque meu pai Ogum não desistiu de mim.

Para saber seu odu, é só somar sua data de nascimento. Por exemplo, se você nasceu em 31/06/1965, é só somar 3+1+0+6+1+9+6+5=31. Como os odus vão de 1 a 16, some 3+1=4.

O axé, ou axé music, é um gênero musical que surgiu no estado da Bahia na década de 1980 durante as manifestações populares do Carnaval de Salvador, misturando o ijexá, samba-reggae, frevo, reggae, merengue, forró, samba duro, ritmos do candomblé, pop rock, bem como outros ritmos afro-brasileiros e afro-latinos.

Dentre as características do axé, pode-se citar: ritmo agitado, público pulando, batidas fortes, grande interação com o público e etc. O axé foi responsável por consagrar grandes nomes no mundo da música, dentre eles pode-se citar: Ivete Sangalo e Daniela Mercury.

O Candomblé é uma religião monoteísta que acredita na existência da alma e na vida após a morte. A palavra “candomblé” significa “dança” ou “dança com atabaques” e cultua os orixás, normalmente reverenciados por meio de danças, cantos e oferendas.

Expressão corporal: é comumente saudado com movimento das mãos sob a cabeça. Você provavelmente vai ver alguém tocando a testa com a mão direita, ao mesmo tempo que a esquerda toca a nuca. Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa.

Ialorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.

Os religiosos Umbandistas, devem se cumprimentar de maneira tradicional religiosa, que deve ser iniciado com um cumprimento de mãos envolvendo-se o polegar um do outro com um rápido fechamento das mãos completando um beijando a mão do outro pronunciando as palavras "Saravá irmão".

Quem é Exu? Exu é um orixá guardião da comunicação, que faz parte das religiões originárias da África, como Candomblé e da Umbanda. É uma das entidades mais conhecidas e cultuadas pelos adeptos dessas religiões no Brasil.

"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.

Axé pra quem é do axé, amém para quem é do amém!!

Saravá, Motumbá, Kolofé, Mukuiu, Mojubá – O que significam? São saudações. Mukuiu é um pedido de bênçãos (para a nação Bantu e para as Umbandas derivadas) a resposta é Mukuiu N´Zamby (que Deus te abençoe). Para os Jejê e também Ketu (e Umbandas derivadas), o pedido de benção será Kolofé e a resposta Kolofé Olorum.

Olodumaré, então, diz que Exu passa a ser o guardião do axé, da comunicação, a chave que une a todos, com o poder de falar de Olodumaré para os orixás, dos orixás para os homens e dos homens para os deuses.

O que é Oxalá:
É sinônimo de "tomara" ou "queira Deus". A palavra tem origem na expressão árabe in shaa Allaah, cujo significado é “se Deus quiser”.

Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Axé que é uma delícia e simples de ser feita!
...
Como Fazer

  1. Bata o conhaque, o licor de pêssego e o suco de manga na coqueteleira ou liquidificador, com gelo.
  2. Sirva em copo longo, completando com soda e gotas de groselha.
  3. Decore com frutas.