O que quer dizer Microcitose discreta?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

A palavra "microcitose" tem origem no grego, em que micro significa "pequeno", kytos significa "célula" e ose quer dizer "aumento". Quando a diminuição dos eritrócitos é pequena, marcado no VCM entre 80 e 80,9 é chamada de microcitose discreta. É possível que nestes casos a pessoa não sinta nenhum sintoma diferente.

Macrocitose é um termo usado para descrever um aumento de volume dos glóbulos vermelhos, que ficam maiores que o normal. A macrocitose não é uma doença específica, mas pode indicar um problema subjacente que requer avaliação e cuidados médicos.

O diagnóstico é feito quando os valores de hemoglobina no hemograma são: Nos homens: inferior a 14 g/dL de sangue; Nas mulheres: inferior a 12 g/dL de sangue; Normalmente, esse exame de sangue já inclui a quantidade de ferritina, para que o médico possa avaliar se a anemia é causada por deficiência de ferro.

A anemia ferropriva traz os seguintes efeitos adversos ou consequências: diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia (morbidez), perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal.

Volume Corpuscular Médio (VCM) ou Volume Globular Médio (VGM) O volume corpuscular ou globular médio indica o tamanho médio das hemácias. A análise desse parâmetro deve ser feita em conjunto a outras análises do hemograma.

Veja os 7 alimentos mais indicados para combater a anemia:

  • Carnes vermelhas. ...
  • Vegetais escuros. ...
  • Beterraba. ...
  • Feijão preto. ...
  • Frutas ricas em vitamina C. ...
  • Rins, fígado ou coração de galinha. ...
  • Pão de cevada e pão integral.

Quando o nível do VCM está baixo, significa que as hemácias estão pequenas e são denominadas microcíticas, indicando, por exemplo, condições como anemia por deficiência de ferro, talassemia e doenças crônicas.

A microcitose está relacionada com deficiência no ferro e com doenças genéticas que afetam a hemoglobina no sangue. A deficiência de ferro foi identificada como sendo uma característica de alguns tipos de câncer, especialmente do câncer colorretal.

Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [6].

As anemias macrocíticas são caracterizadas por um VCM superior a 95fL, as causas podem ser por deficiências de vitamina B12 e ácido fólico, abuso de álcool, hepatopatias e mielodisplasias.

Verdade. Por meio do hemograma (exame de sangue), é possível identificar alterações como escassez de glóbulos vermelhos, alteração na contagem dos glóbulos brancos e menor número de plaquetas, que podem ser o primeiro indício para a doença.

Basicamente, os exames laboratoriais de rotina incluem o Hemograma Completo, ou seja, o Eritrograma (série vermelha), Leucograma (série branca) e as Plaquetas. Quando essas células estão abaixo do valor de referência, quer dizer que o seu sistema imune está fraco, mas não se engane!

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias.

Se a vitamina C contribui para uma maior absorção do ferro, a cafeína pode ter precisamente o efeito contrário. Evite, por isso, beber café, mas também chá e refrigerantes com cafeína. Também as bebidas alcoólicas ou o cálcio (em demasia) podem ser prejudiciais à absorção de ferro por parte do organismo.

Anemias causadas por doenças autoimunes ou problemas na medula óssea. Mais graves, estes tipos de anemia demandam o uso de medicamentos que regularizam o sistema imunológico e estimulam a medula.

Alimentos que impedem a absorção do ferro

  • Café e chá (taninos)
  • Bebidas gaseificadas.
  • Leite e derivados (cálcio)
  • Ovos.
  • Cereais integrais.

No geral, manifesta-se dor forte pelo corpo, provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, icterícia (olhos amarelos), palidez, fadiga intensa, infecções, inchaço nos pés, feridas nas pernas, falta de ar e alterações neurológicas e no funcionamento dos rins.

Quando o VCM está alto, ou seja, ultrapassa o valor de 96 fL, indica que os glóbulos vermelhos estão grandes, apontando uma anisocitose: desproporção do tamanho das células sanguíneas.