O que quer dizer Mateus 9 17?

Perguntado por: egarcia3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

O Senhor Jesus, então, lhes explicou que os filhos das bodas (seus discípulos = igreja) não precisam jejuar quando o noivo (O Senhor Jesus) está presente. Isso quer dizer que quando o Senhor está presente e estamos em comunhão com Ele, não precisamos jejuar; precisamos é nos alegrar e nos regozijar com festa das bodas.

Colocava-se o odre na água para ser amolecido e depois untado, escovado com óleo de oliva, isto o tornava flexível outra vez, e podia ser usado novamente como da primeira vez. As vezes estamos assim, como o odre envelhecido; endurecidos, secos, rígidos, inflexíveis, a ponto de quebrar-se todo.

O Odre (imagem ao lado) é como se chama um antigo recipiente feito de pele de animal, geralmente de cabra, usado para o transporte de líquidos, como água, azeite, leite e vinho.

1. Recipiente de couro, bojudo, com bocal estreito, geralmente de madeira, usado para transportar líquidos.

O modo comum de se fazer um odre era abater um animal, decepar-lhe a cabeça e as patas, e então retirá-lo cuidadosamente do couro, de um modo que fosse desnecessário abrir a barriga do animal. O couro era, então, curtido, e depois todas as aberturas, exceto uma, eram costuradas.

A Palavra diz que não se deve colocar um remendo novo em um pano velho. Da mesma forma, não se deve colocar vinho novo em um odre velho. Ela diz que, se esta mistura for feita, estraga-se o item em questão e ele não servirá para uso. Quando Deus entra em nossas vidas, Ele vem para transformar todo o nosso ser!

De um modo geral, o vinho é associado ao sangue de cristo, assim como o pão representa o corpo sagrado de Jesus. Na Eucaristia, por exemplo, a bebida recebe o nome de vinho sacramental ou canônico e só é aceito pela igreja se estiver de acordo com uma série de restrições, incluindo o baixo percentual de álcool.

Os rituais dionisíacos, que têm no vinho o seu “leit motiv”, deram origem ao teatro, à tragédia, à comédia e ao drama. Na bíblia , aquele que é servo de Deus, é temente ao Senhor, se comporta de acordo com Sua vontade, colhe os benefícios dessa ligação.

Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam”. Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.

A capacidade média de um odre é de 5 litros. Considerando que um ser humano bebe em média 1,5 litro de água por dia, que eles estavam numa região desértica e que eram duas pessoas, essa água acabou rapidinho.

Você não pode encher um Odre enquanto nada; encontre uma linha costeira para reabastecer o recipiente. O comando "AddEquipmentDurability <amount>" pode ser usado para adicionar água ao waterkin na hotbar.

os odres, feitos de peles de animais, não eram somente usados pelos árabes: na Europa, Ásia e África estava muito generalizado o seu uso. Ainda hoje em Espanha e Portugal há as borrachas, para vinho, que são muito semelhantes às da Arábia.

A simbologia do azeite na Bíblia e no cristianismo
Na Bíblia, o azeite é utilizado como símbolo da presença do Espírito Santo (Deus). Em Gênesis, quando as águas do dilúvio tinham cessado e a arca ainda navegava sobre as águas, o patriarca Noé teria soltado uma pomba que retornou trazendo um ramo de oliveira.

Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Pelo contrário, o vinho novo é posto em odres novos, e assim não se perdem nem os odres nem o vinho.

Em suma, existem atualmente duas pronúncias para a mesma palavra, mas, atendendo à tradição, justifica-se recomendar aqui as formas de singular e do plural com o fechado: [ô]dre, [ô]dres. Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.

“Pois estou como odre na fumaça; contudo não me esqueço dos teus estatutos." Salmos 119:83. Estamos sempre passando por algum processo, alguns dolorosos, outros nem tanto. Mas sem perder a esperança, que sempre vira um vinho novo da parte de Deus trazendo alívio, paz e alegria.

Isso é possível porque, com o tempo, os taninos ficam mais suaves e redondos, e a acidez é capaz de conservar o frescor da fruta por muitos anos. Entretanto, cada vinho tem um tempo para ser consumido, antes de chegar na oxidação.

O termo vinhos do Velho Mundo é utilizado para referir-se aos vinhos oriundos de países da Europa, que contam com uma longa tradição na viticultura.

O milagre de Jesus
O encarregado, ao receber as ânforas cheias de vinho, ficou assustado com a qualidade do mesmo. Então o encarregado chamou o noivo e lhe disse: “Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora”, (João 2:10).

Em suma, o milagre de Caná não apenas ilustrou o poder de Cristo de transformar o elemento terreno da água em vinho, mas também Seu poder de 'limpar' e 'purificar', de elevar homens e mulheres da mortalidade à imortalidade – de terrestre para o estado celestial.”

Para os católicos, o vinho representa o sangue de Jesus Cristo e é consagrado durante a missa.