O que quer dizer Mateus 18 20?

Perguntado por: lresende2 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Em Mateus 18:1–20 lemos que Jesus ensinou Seus discípulos na Galileia a humilharem-se e tornarem-se como criancinhas. Ele também explicou que aqueles que “[escandalizassem]” Seus pequeninos, ou os desviassem do caminho, sofreriam (ver versículos 6–7).

O evangelho nos quis dizer que, o primeiro passo que devemos dar em direção ao irmão que erra é enfrentá-lo cara a cara, sem apelar para fofocas ou comentários paralelos. Devemos afrontá-lo com discrição. E, somente se este confronto pessoal não funciona, é que com muita humildade devemos pedir a ajuda de outra pessoa.

[onde] dois ou três estiverem reunidos em meu nome (…), eis que ali estarei no meio deles — assim também estou no meio de vós” (D&C 6:32). Bem mais do que um ou dois, agora uma multidão de Seus discípulos está reunida nesta conferência e, conforme prometido, o Senhor está em nosso meio.

Quando decidimos fazer tudo o que Deus nos diz, comprometemo-nos de modo sincero a alinhar nosso comportamento diário à vontade de Deus. O primeiro milagre do Salvador, do qual temos registro, foi realizado em uma festa de casamento em Caná da Galileia.

Ele estava no princípio com Deus. Tudo foi feito por ele; e nada do que tem sido feito, foi feito sem ele. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. A versão grega de origem, porém, traz a expressão logos, no que depois restou traduzido como “verbo”, mas seria, no princípio, a palavra.

terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo do verbo ser: (ele/ela) era.

Como era no princípio, agora é sempre. Amém. Oh! Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

O Evangelho de Lucas salienta com vigor a necessidade de uma opção radical, definitiva e típica do discípulo de Jesus: o verdadeiro Bem é Deus Pai. É Ele que deve ocupar inteiramente o coração do cristão, conforme o exemplo do próprio Jesus.

“Deus habita no meio dos louvores.” (Sl 22.3 ) Observe como o semblante dessa senhora já não era o mesmo depois do louvor e da palavra. Glória a Deus!

“Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mt 18,20) Após o ano 70 d.C., a intensificação da perseguição dos judeus fariseus e do império romano mergulhou as comunidades dos judeo-cristãos em crise profunda. Uma dessas comunidades foi a de Mateus.

Quando vos congregais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem outra língua, tem revelação, tem interpretação. Faça-se tudo para aedificação. 27 E se alguém falar língua estranha, faça-se isso por dois, ou quando muito, três, e um por vez; e que um interprete.

O salmo 125: 01-03 nos diz: Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre. Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre.

Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”.

Resumindo, “[Fazer] tudo quanto Ele [nos] disser”.