O que quer dizer mais vale um pássaro na mão do que dois voando?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Se você tem algo já garantido é melhor que algo só esperado."

Os pássaros voando simbolizam a liberdade, a independência, em nítida oposição ao pássaro na gaiola. Em tatuagens, é muito comum ver uma imagem de pássaros a voar. Geralmente são tatuagens delicadas usadas por mulheres ou o desenho de pássaros em seu formato realista, tatuados por homens.

O dicionário de expressões – dicionariodeexpressoes.com.br – explica o ditado como “quem ficar parado ou acomodado não obterá êxito em nada” e dá como exemplo: "Que bom que sua irmã foi em busca de emprego pois cobra que não anda não engole sapo."

e) Metáfora, porque me compara a um passarinho em virtude do meu desejo de voar.

Quem não chora não mama.
Esse ditado popular significa que quanto mais nos esforçamos, melhor será para atingir nossos objetivos.

O que quer dizer quem tem filho Barbado e gato? A frase reforça o quanto carregamos características parecidas com os nossos genitores. O provérbio é muito utilizado quando, por exemplo, pai e filho têm a mesma profissão, ou quando se assemelham em temperamento ou índole.

"A cavalo dado não se olha os dentes" é um provérbio que significa, de forma geral, que ao recebermos um presente, devemos mostrar satisfação mesmo que não seja do nosso agrado.

[Informal] Cada indivíduo deve ocupar o lugar profissional, social, etc. que lhe compete, preocupando-se apenas com aquilo que lhe diz respeito.

Pássaros: significado na espiritualidade e simbologia - Dicionário de Símbolos. O pássaro simboliza a inteligência, a sabedoria, a leveza, o divino, a alma, a liberdade e a amizade. Por possuírem asas e o poder de voar, em muitas culturas são considerados mensageiros entre o céu e a terra.

Significado de Pássaro
substantivo masculino Pequena ave; passarinho. [Zoologia] Nome comum dado às aves da ordem dos passeriformes. [Figurado] Pessoa esperta, astuta, perspicaz; espertalhão.

A expressão "pisar em rastro de corno" é um dito popular que serve para definir aqueles dias em que nada dá certo.

Isso é possível graças à sua formação óssea, que não é unida da mesma forma como a dos mamíferos. Um dos sacrifícios necessários por conta dessa estrutura óssea é ter a audição menos desenvolvida. Os ofídios carecem de ouvido externo e tímpano, o que levou muitos a crer que são surdos.

Bastante popular, o ditado é usado para dizer que, mesmo depois de algum tempo fora, a pessoa sempre retorna para as suas origens. Pode ser usado metaforicamente também, falando de hábitos e costumes.

Mais exemplos de metáfora (e mais explicações)
Outro verso da poesia brasileira no qual há metáfora é o de Mário Quintana: “As mãos que dizem adeus são pássaros que vão morrendo lentamente.”.

a) Qual é o assunto do texto? A observação de pássaros e como isso desperta o interesse pela natureza.

Há, portanto, uma metáfora.