O que quer dizer LST?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Quando ultrapassam 1cm de extensão são denominados de lesões de espalhamento lateral (Lateral Spreading Tumors – LST). As lesões planas, ou seja praticamente sem saliência, são as mais difíceis de serem detectadas. As lesões elevadas, planas e plano-elevadas em geral apresentam risco de câncer.

- A dieta precisa ser leve, de preferência pastosa, à base de alimentos como purê, arroz branco, ovo cozido, frango ou peixe grelhado, batata cozida, caldo, macarrão sem molho, bolacha de água e sal, pão de forma, torrada ou pão francês (convém evitar o integral) e gelatinas claras.

LSTs (Lateral spreading tumors) são lesões maiores que 10mm de diâ- metro caracterizadas por crescimento lateral. São divididas em LST-NG (não granular) e LST-G (granular), sendo que a LST-NG possui padrão de invasão de submucosa superior as LST-G.

- A mucosectomia dura, em média, de 30 a 60 minutos.

É um tumor benigno, pois o pólipo não causa metástase e não cresce para invadir outro órgão”, explica Dr. Samuel. Devido a essa transição entre célula normal e cancerígena, o pólipo precisa ser removido, pois cerca de 30% dos pólipos podem se tornar tumores malignos, caso não sejam removidos.

A maioria se recupera muito bem depois da cirurgia, embora notem essa e algumas outras mudanças nos hábitos intestinais. Com o passar do tempo e com o avanço dessa adaptação pelo organismo, há uma maior absorção de líquidos pelo restante do intestino, com a normalização das funções em algumas semanas e ou meses.

Mastigar bem a comida e evitar alimentos difíceis de digerir também ajuda na cicatrização mais rápida do intestino.

Caso não seja tratada, a perfuração pode evoluir para pneumomediastino, enfisema subcutâneo, colapso cardiovascular e parada cardíaca.

Pólipos maiores que 1 cm são mais perigosos. Já pólipos com menos de 0,5 cm possuem baixo potencial de transformação maligna.

Geralmente o exame dura apenas de 30 a 40 minutos, mas tudo depende do que o médico encontrar durante a investigação. Após a realização do exame, é comum o paciente sentir cólicas e gases.

A polipectomia é um procedimento médico feito com o objetivo de remover pólipos que podem se formar em pontos do sistema gastrointestinal. Normalmente, ela é chamada de polipectomia no cólon, por ser feita nessa região do organismo.

Um câncer de intestino identificado no estágio inicial tem mais de 95% de chances de cura. No estágio mais avançado, a sobrevida gira em torno de 60% em cinco anos.

Obesidade; Alimentação rica em gordura e proteína animal; Alimentação pobre em verduras; Idade.

Pólipos serrilhados sésseis: Geralmente têm aparência mais sutil do que os demais tipos de pólipo durante a colonoscopia, e têm alto risco de se tornarem lesões malignas. Costumam ser tratados como adenomas.

As lesões sésseis serrilhadas (LSS) apresentam características clínicas, genéticas e histológicas distintas dos adenomas. Por tal motivo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alterou a nomenclatura da classificação dos pólipos e lesões serrilhadas.

O câncer de cólon é uma neoplasia maligna do intestino, com origem principalmente em pequenas lesões chamadas pólipos adenomatosos. Esses pólipos são benignos e demoram cerca de 10 anos para evoluir para câncer, o que favorece o tratamento através da ressecção.

Continuar lendo O que é LST de cólon?