O que quer dizer Lonan?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Entre as saudações, cantam Agô, Agô lonan, que quer dizer "licença, licença Exu". Em seguida, são saudados os outros orixás do panteão e também os antepassados, conhecidos como eguns.

A Quimbanda trabalha com a complementariedade entre masculino e feminino, a representação do Exu Tiriri, corresponde ao par masculino da Menina da Praia. E a Pomba-gira Cigana, está relacionada a prosperidade material, sentimental e espiritual.

A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro".

- Porque além das ruas, estou presente em todas as encruzilhadas. Por que eu sou Tranca Ruas? - Porque quando pisas na rua, estás pisando no que é meu.

Já os Exus e as Pombogiras gargalham não apenas por alegria. Suas gostosas gargalhadas são também potentes mantras desagregadores de energias deletérias, emitidos com o intuito de equilibrar especialmente pessoas e ambientes.

Selecione a opção de Coloridas: Amarela.

A falange dos Caveiras é regida por Exu Caveira.

Quiumba ou Quiumbanda (também escrito Kiumba ou Kiumbanda) é um conceito religioso presente na Umbanda, que basicamente significa espírito sem luz. Espíritos que por algum razão não encontraram seu caminho e mantêm-se presos à terra como espíritos obsessores devido atrasos em sua evolução.

Trabalha com os Exus da Linha das Almas, e é uma das grandes associadas do Exu Tranca Ruas das Almas. A visão que se tem de Maria Padilha é na forma de uma linda mulher de estatura mediano-alta, magra, de cabelos e olhos negros, cabelos longos e lisos, com roupas muito curtas e sensuais.

Iemanjá é um orixá (divindade africana) feminino das religiões Candomblé e Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Iorubá (língua nígero-congolesa) “Yèyé omo ejá”, que significam “mãe cujos filhos são como peixes”. É considerada a mãe de todos os adultos e a mãe dos orixás.

Com o tempo, Bombogira foi associado à figura de uma mulher independente, dominadora, avessa à pudicícia e às demais convenções sociais, chamada de Pomba Gira. A Pomba Gira é um espírito ligado aos prazeres carnais. Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção.

Ê Laroyê / Ina Mojubá / Adakê Exu: saudações ao orixá Exu* na cultura afro-brasileira, que é aquele que abre os caminhos, o Senhor das Encruzilhadas e também da Comunicação; significa "Salve o Mensageiro!"; saudação para Exu, o mensageiro, aquele media a comunicação entre os homens e os orixás; significa "Exu, meus ...

Mas o que é 'Laroyê, Exu'?
- significa: Olhe por mim". Mojubá é uma saudação da língua iorubá, falada em determinadas partes da Nigéria e de países como Togo e Benim. A própria expressão "Laroyê, Exu" é originada dessa mesma língua. Exu é uma das entidades mais louvadas das religiões de matriz africana.

Koba Laroyê
À esse termo entende-se a reverência ao Rei (Kobá) Exu e também pode ser percebida quando a falange de Exu Rei está em terra.

Exu Caveira – De Padre a Guardião da Calunga revela a trajetória desse homem, do seu nascimento ao seu desencarne; do despertar para o mundo espiritual até se tornar um Exu de Lei e, posteriormente, um Guardião do cemitério (calunga).

Fuma charuto. Por ser um Exu ligado às Almas, Tranca Rua das Almas atua protegendo ambientes e pessoas de Eguns. Por esse mesmo motivo, o Dia de Finados é um dia votivo específico para esta entidade.