O que quer dizer líquido na cavidade abdominal?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

A barriga d'água é o acúmulo anormal de líquidos dentro da cavidade abdominal. Condição ocorre como sintoma de outras doenças, como insuficiência renal ou cardíaca.

Porém, também pode acontecer de os líquidos se acumularem na cavidade abdominal, nesse caso, provocando o problema chamado ascite. Na verdade não é uma doença, mas sim um indicativo de que algo está errado no organismo, e que existe um grande risco de uma doença hepática em curso, ou alteração renal ou cardíaca.

Esse é um achado comum no ultrassom da maior parte das mulheres e este achado isolado não significa um problema de saúde. No entanto, esse líquido pode estar presente e aumentado em patologias infecciosas e inflamatórias como doença inflamatória pélvica.

A ascite, chamada popularmente de barriga d'água, é o nome que se dá ao acúmulo de líquidos dentro da cavidade abdominal. A ascite não é uma doença, mas sim um sinal de doença, habitualmente do fígado, mas também pode ter origem em problemas dos rins, coração ou tumores malignos.

Os principais sintomas da Ascite são:

  1. Ganho de peso sem explicação.
  2. Náuseas.
  3. Vômito.
  4. Prisão de ventre.
  5. Vontade de urinar com frequência.
  6. Perda de apetite.

Ficar com a barriga inchada uma vez ou outra é comum. No entanto, algumas condições de saúde podem causar um acúmulo de líquidos dentro do abdômen chamada de ascite ou barriga d'água. A ascite é um sintoma que pode aparecer quando o fígado não está funcionando corretamente.

O tumor bloqueia parte do sistema linfático, fazendo com que ele perca sua função normal de drenar o líquido do abdômen; O câncer no ovário eleva a pressão nos vasos sanguíneos da cavidade abdominal, fazendo-os vazarem fluido.

Outros exames necessários na avaliação de qualquer paciente com ascite são os eletrólitos, função renal e hemograma. Outros exames devem ser solicitados de acordo com o quadro clínico e a suspeita diagnóstica.

Com o acúmulo de líquido, hérnias na parede abdominal podem se desenvolver, principalmente na região umbilical e inguinal. Esse tipo de hérnia, relacionada a ascite, geralmente é tratada de maneira conservadora, evitando qualquer tipo de cirurgia.

Ascite maligna é o acúmulo anormal de líquido na cavidade peritoneal como resultado de patologias como o câncer, é também um gatilho para um conjunto de sintomas (dor, dispneia, perda de apetite, náusea, mobilidade reduzida e alterações no aspecto físico) que se tornam um problema clínico difícil.

Aproximadamente 50% dos pacientes com ascite por cirrose vão à óbito em 2 anos, se não tratados.

O abdome é a maior cavidade do corpo humano e compreende a região do tronco que fica entre o tórax e a pelve. A divisão entre o tórax e o abdome é demarcada pelo diafragma, enquanto a abertura superior da pelve demarca os limites entre as cavidades abdominal e pélvica.

Ausência de líquido livre ou linfonodomegalias na cavidade abdominal. o que sigmifica? Ausência de líquido livre ou linfonodomegalias na cavidade abdominal. Significa em princípio não há nada inflamatório/infeccioso na cavidade abdominal.

Na verdade, na grande maioria das vezes, a presença de líquido, principalmente desse tipo, não significa nenhuma alteração na saúde da mulher. Entretanto, existem as exceções e nesse caso é necessário que sejam realizados exames para se ter um diagnóstico preciso.

Todas as comidas prontas possuem uma quantidade de muito grande de sal. Caso o paciente continue persistindo com quadro de ascite, o médico pode indicar alguns diuréticos, que são remédios que fazem a pessoa eliminar maior quantidade de sal e líquido pelo xixi controlando a ascite.

O câncer de ovário tende a se espalhar na cavidade abdominal. Em 80% das mulheres, quando o tumor é descoberto, as células adiposas na região da barriga já foram atingidas. Muitas vezes o crescimento do câncer no tecido gorduroso é maior do que no próprio órgão do sistema de reprodução feminino.

Especialistas - ascite

  • Aiuka José de Almeida. Oncologista.
  • Emerson Prisco. Oncologista, Cirurgião oncológico, Cirurgião geral. Salvador.
  • Anne Rafaella Carneiro Roza. Oncologista, Pediatra. Recife.
  • Rita Barbosa de Carvalho. Anátomopatologista.
  • Thiago Trolez Amancio. Anátomopatologista. ...
  • Carlos Alberto Nagashima. Anátomopatologista.

A ascite pode ser classificada em 2 tipos: exsudativo e transudativo. Essa divisão está relacionada com a composição do líquido presente na região do peritônio, mais especificamente com a quantidade de proteínas como a albumina.

Sintomas. Procure a unidade de saúde mais próxima se você apresentar um ou mais dos seguintes sintomas: febre elevada, falta de apetite, dor de cabeça, náuseas, vômitos, mal-estar, tosse, desconforto abdominal, calafrios e diarreia.

Causas. A ascite não é uma doença em si mesma, mas uma condição associada a algumas doenças, entre elas as insuficiências renal, cardíaca e hepática, certos tipos de câncer, algumas pancreatites, e infecções, como a esquistossomose e a tuberculose.

No caso de existir ascite, deveria seguir uma dieta com baixo conteúdo de sódio, diminuindo o consumo de sal e aumentando o de condimentos, como a salsinha, a pimenta, o orégano, açafrão etc., para melhorar o sabor dos pratos que preparemos; estar doente não significa não poder desfrutar da comida.