O que quer dizer língua felina?

Perguntado por: opacheco5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

A língua de gato é a parte da anatomia do gato que mais gera curiosidade. Afinal, ela é responsável pela incrível capacidade de autolimpeza dos felinos - e, em alguns casos, há animais que usam a língua felina para expressar aquele comportamento particularmente canino de lamber seus donos.

Animal felino: 1 felino, bichano, felídeo.

Ambas significam gato em espanhol e são comumente usadas, em especial, por colombianos e argentinos.

Sintomas da macroglossia
Em pessoas com macroglossia, a língua é grande demais para a boca e, às vezes, pode se projetar para fora dela. Os dentes podem ficar desalinhados ou salientes como resultado do tamanho anormal da língua, relata a NORD. A língua grande pode interferir em muitas atividades, como comer e falar.

Os bebês nascem com um forte reflexo de sucção e instinto para se alimentar. Parte desse reflexo é o reflexo de empurrar a língua, no qual os bebês colocam a língua para fora para evitar engasgar e ajudar a agarrar o mamilo.

(1) Porque as línguas foram surgindo nas várias regiões do mundo de forma independente. Algumas têm a mesma origem, como o hindu, o sueco, o inglês e o português. Elas vieram de uma grande língua comum, chamada proto-indo-europeu, que há milhares de anos era falada na Ásia.

Amor felino é lamber e dar carinho
Lambidas. Quando o gato lambe seus donos, o faz porque o vê como algo próprio e assim há que considerá-lo. Eles se limpam assim, é conhecida a expressão “banho de gato”. Como uma gata faz com seus gatinhos, se o gato lambe seu dono está realizando um enlace de carinho duradouro.

É um comportamento muito comum dos animais de estimação, trazer algum objeto segurando-o pela boca, após encontrá-los em algum lugar. Quando isso acontece, eles se sentem verdadeiros caçadores! Entregar esse prêmio ao seu tutor é algo que ele considera muito especial, e por isso, uma grande demonstração de afeto.

Este nome vem do Latim cattus, “gato”, que começou a ser usado lá pelo século quarto de nossa era, com a introdução do gato doméstico em Roma. Antes disso, a origem da palavra é desconhecida. Ela substituiu outra, feles, palavra usada para denominar “gato, gato selvagem, marta”.

gatinha {feminino}
chica guapa {f.}

Gato, que significa prostituta.

Expor a língua implica em revelar o seu grau de sanidade física: nela se manifestam sinais precoces de muitas doenças e outras situações. Mostre sua língua e direis quem tu és, ou melhor, como tu estás. Para alguns, mostrar a língua é quase comparável a expor a genitália.

A ponta da língua deve ficar em contato com a papila incisiva, logo atrás dos dentes. O restante deve se apoiar na parte mais alta do céu da boca, deixando-a curvada. Para descobrir se a língua está no lugar certo, faça o teste: feche a boca e respire pelo nariz.

Pelo texto bíblico, no princípio dos tempos, só se falava uma língua. Quando os homens resolveram construir uma torre que pudesse alcançar o céu, para ficarem mais próximos de Deus, foram castigados por seu criador e destinados a falar diferentes idiomas.

Charles Darwin supôs que a linguagem surgiu a partir da imitação dos animais, como ele descreveu em 1871: “Não posso duvidar que a linguagem deve sua origem à imitação e modificação, auxiliada por sinais e gestos, de vários sons naturais, as vozes de outros animais e os próprios gritos instintivos do homem.”

Embora existam atualmente mais de 7.000 idiomas, apenas 23 cobrem mais da metade da população mundial. Não se trata apenas de uma questão estatística: é fundamental no planejamento de uma estratégia de expansão global.

Quando o gato está empoleirado na nossa barriga ou relaxado nos nossos braços, e começa a olhar para nós lentamente fechando suas pálpebras e depois reabrindo-as tão lentamente, então ele está nos mostrando seu amor com um “beijo de gato”, a versão felina do nosso beijo!