O que quer dizer KAÔ Kabecile?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Kaô Kabecilê é uma expressão em Nagô que significa. “Venham Saudar o Rei”. Usa-se essa expressão. quando Xangô vem para a Terra, sendo que durante.

Xangô é a designação genérica do território onde se processam as cerimônias religiosas de Candomblé, de Alagoas ao Rio Grande do Norte . É também nome de um orixá ou santo/divindade dos raios e trovões, personagem central de vários mitos heróicos yorubanos. É, enfim, o nome da religião afro na região.

Sua saudação é “Caô Cabiecilê” ou “Kaô Kabecilê”.

Hoje é dia de Xangô, dia de agradecer pelo seu cuidado e pela sua justiça. Saravá, Xangô! Assim como meu Pai Xangô, eu penso antes de agir para sempre escolher o caminho da justiça. Eu sou filho de Xangô e vou lutar com ele ao meu lado.

A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo", usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo. Exemplo: "Saravá, meu irmão!"

O que é Caô:
Mentira contada com intenção de enganar, conquistar ou forma de brincadeira.

Significado de Cão
substantivo masculino Animal mamífero doméstico da família dos canídeos, do gênero Canis familiaris, da qual existem diversas raças adestradas; cachorro. [Por Extensão] Nome dado comumente a várias espécies dos canídeos que se assemelham ao cão. [Figurado] Indivíduo mau, vil; perverso.

Propriamente, é uma dança religiosa na qual se reza para os orixás. Esta dança é uma invocação feita em roda e praticada por mulheres chamadas de sambas, daí o nome tão comum em nosso Brasil a roda de samba.

Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça.

Por exemplo, se montanhas são de Xangô, Exu Montanha é de Xangô e Exu Sete Montanhas é de Xangô trabalhando nas Sete Vibrações/Linhas de Umbanda.

Ele aparece com um machado de duas faces em virtude de sua inclinação guerreira. Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.

Meu Pai Xangô, tu que és defensor da justiça de Deus e dos homens, dos vivos e dos além da morte, tu, com tua machadinha de ouro, defende-me das injustiças, acobertando-me das mazelas, das dívidas, dos perseguidores mal-intencionados. Protege-me meu glorioso São Judas Tadeu, Pai Xangô na umbanda.

Xangô é uma entidade (Orixá) bastante cultuada pelas religiões afro-brasileiras, considerado deus da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo, além de ser conhecido como protetor dos intelectuais.

Oração de Xangô para pedir justiça
Soberano Senhor do equilíbrio e da equidade, velai pela inteireza do nosso caráter. Ajudai-nos com Vossa prudência. Defendei-nos das nossas perversões, ingratidões, antipatias, falsidades, incontenção da palavra e julgamento indevido, dos atos dos nossos irmãos em humanidade.

Fruta de Xango|Fruta de Ogun|Folha de Oyá|Presente.

Saudação à Xangô
Expressão corporal: o movimento para Xangô é feito alternando as mãos: uma vai para a testa e a outra para a nuca, e vai alternando. Em outras casas, a expressão corporal é diferente, colocando as mãos na cabeça, logo em cima das orelhas, e em seguida espalmando-as em direção ao alto.

Em respeito a energia de grande força de Exu, costuma-se pedir licença antes de adentrar aos espaços destinados à eles. Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Acorde Exu”.