O que quer dizer juntada de petição de renúncia de mandato?

Perguntado por: ucoutinho . Última atualização: 20 de maio de 2023
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A renúncia de mandato é o ato pelo qual o outorgado, pessoa que recebe os poderes ou mandatário, declara expressamente que não quer mais ser procurador de determinada procuração.

§ 3º O advogado que renunciar ao mandato continuará, durante os dez dias seguintes à notificação da renúncia, a representar o mandante, salvo se for substituído antes do término desse prazo.

"A desistência do recurso ou a renúncia ao prazo recursal determina, em regra, o trânsito em julgado da decisão impugnada, se não houver, vale registrar, recurso pendente de julgamento da outra parte", apontou.

Após a juntada de uma petição, o processo é encaminhado para o juiz analisá-la, geralmente. Dessa forma, provavelmente, o próximo andamento processual será o da conclusão (clique no link para saber mais).

O prazo médio de análise são 15 dias úteis, mas dependendo do caso pode ter maior duração.

Mesmo renunciando ao mandato, o advogado terá direito aos honorários contratados, proporcionais aos serviços prestados, bem como será mantida sua responsabilidade profissional por eventuais danos causados dolosa ou culposamente ao cliente (art. 13 do CED).

6º O advogado deve notificar o cliente da renúncia ao mandato (art. 5º, § 3º, do Estatuto), preferencialmente mediante carta com aviso de recepção, comunicando, após, o Juízo.

Significa que um juiz ou uma juíza aceitou o pedido de desistência feito pela parte autora do processo.

Cabe esclarecer que o advogado poderá receber os honorários contratuais e o de sucumbência no mesmo processo, pois como foi explicado acima, o primeiro será referente ao contrato com o cliente e o segundo será pago pela parte perdedora do processo ao advogado vencedor da ação.

Também por isso o artigo 112 do Código de Processo Civil exige que o advogado tenha comunicado a renúncia ao mandante. Não é por outro motivo que o Estatuto cuida da notificação da renúncia fixando tal ato como termo inicial dos dez dias (§ 3.º do art. 5.º).

Especificamente sobre o prazo para advogado repassar dinheiro ao cliente, não há uma lei específica, mas, por respeito ao seu cliente, um prazo que eu particularmente considero justo é de até 48 horas úteis.

Significa que um documento, como um mandado, uma carta ou um telegrama, foi inserido no processo.

Na intimação enviada por meio eletrônico, a comunicação é uma notificação à qual os advogados podem ter acesso a qualquer momento, dentro de um prazo determinado. Por esse motivo, a contagem de prazos é diferente da intimação via publicação.

O prazo de 30 (trinta) dias estabelecido pelo Código de Processo Civil, que deve proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz pode prorrogar o prazo por igual período, poderá levar até 60 dias.

A aceitação da solicitação de juntada poderá ser efetuada imediatamente ou no prazo de até 05 dias úteis. Este serviço é gratuito para o cidadão.