O que quer dizer ISO na química orgânica?

Perguntado por: icurado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Iso: esse prefixo é utilizado quando a valência livre está localizada no carbono primário de uma cadeia ramificada.

Isobutil é um radical alquílico. Esses radicais se formam quando ocorre a ruptura da ligação entre um átomo de hidrogênio e um átomo de carbono dos alcanos. Quando um dos alcanos perde um átomo de hidrogênio, um radical alquilico é formado.

Assim, a diferença entre o isopropil e o propil é o carbono em que esse radical se liga ao resto da cadeia carbônica, sendo que no isopropil a ligação é pelo carbono secundário e no propil pelo primário. O isopropil e o propil são radicais com 3 carbonos, -C3H7.

Certificações de qualidade ISO: conheça os 4 tipos principais

  1. ISO 9000. A ISO 9000 é a série de normas mais famosas mundialmente. ...
  2. ISO 14000. ...
  3. ISO 17025. ...
  4. ISO 50001.

Atualmente, o Brasil possui mais de 1.600 normas ISO, segundo a ABNT. As mais conhecidas estão voltadas para sistemas de gestão, as chamadas certificações voluntárias.

O que é ISO
O ISO é a sensibilidade do sensor à luz. O aparelho de uma câmera capta luz do ambiente para registrar a fotografia. Em um ambiente iluminado, há mais facilidade do que em um ambiente com menos luz. Na fotografia digital, o ISO mede a sensibilidade do sensor de imagem.

Em química orgânica, isopropilo ou isopropila é um grupo propilo com um grupo ligado ao átomo de carbono secundário. Se visto como um grupo funcional um isopropilo é um composto orgânico com um grupo propilo ligado em seu átomo secundário. A ligação é consequentemente sobre o carbono central.

A numeração se inicia através da seguinte ordem de prioridade: função orgânica, insaturação e ramificações.

Prefixo: Indica o número de carbonos presentes na cadeia principal; Infixo: Indica o tipo de ligação encontrada na cadeia; Sufixo: Indica a função orgânica dos hidrocarbonetos terminando com a letra "o".

Metil: Ramificação com 1 carbono. Etil: Ramificação com 2 carbonos. Repare que a cadeia principal corresponde ao Heptano e os grupos Metil e Etil são grupos substituintes do Hidrogênio. Propil: Ramificação com 3 carbonos.

Carbonos 7, 9: etil (dietil, pois há dois) Carbono 4: isobutil. Carbono 8: isopropil.

ISO 9001

A ISO 9001, como já foi dito, é a mais conhecida de todas as normas, sendo a mais utilizada no mundo. Ela apresenta um Sistema de Gestão da Qualidade que auxilia o gestor a identificar os processos que precisam de correção.

Conheça agora as principais!

  • ISO 9000. Essa é uma das certificações mais conhecidas, dado o grande número de empresas certificadas, e é voltada para o processo de Gestão da Qualidade das empresas. ...
  • ISO 9001. Assim como a ISO 9001,é uma das mais conhecidas. ...
  • ISO 14001. ...
  • ISO 45001. ...
  • ISO 27001.

Em 1946, mais de 25 países se reuniram no Instituto de Engenheiros Civis de Londres para criar uma nova organização internacional, cujo objetivo era "facilitar a coordenação e unificação internacional dos padrões industriais". A palavra ISO, por sua vez, é derivada do grego ISOS, que significa "igual".

A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização. Portanto, é um meio de promover a padronização de produtos e serviços, utilizando normas internacionais para melhoria contínua do processo produtivo.

A ISO 9001:2015 — publicada em setembro de 2015 — é a versão mais atual da norma, e trouxe mudanças importantes em relação à anterior, entre elas: Uma maior ênfase nos processos; Nova terminologia que tornou a linguagem mais simples de se compreender; Um novo item baseado exclusivamente na mentalidade.

ISO 14001 é uma norma internacional mais reconhecido para sistemas de gestão ambiental. É usado em todo o mundo. A natureza da ISO 14001 permite que ela seja aplicada a uma gama completa de setores, escopos e atividades de negócios.

A ISO atua através da definição de padrões internacionais que podem ser seguidos por empresas em todo o mundo. A ISO é uma organização internacional e não- governamental que possuiu 164 membros distribuídos em todo o mundo.

Entre os principais benefícios da certificação ISO baseada na gestão da qualidade (ISO 9001) é oferecer vantagem competitiva e melhoria contínua, corrigindo erros, reduzindo custos e processos ineficientes. Todos ganham com isso: empresa, funcionários e clientes.

O único pré-requisito para obter a certificação em ISO 9001 é possuir um CNPJ e estar dentro das legislações do campo de atuação. Ademais, empresas podem aderir a outras normas de qualidade, não precisa se restringir somente a esta. É válido considerar que a certificação possui uma validade de três anos.