O que quer dizer Isaías 49 23?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

O significado de “até à extremidade da terra” é a parte mais distante da Terra. O trabalho de Isaías de restaurar Israel é julgado pelo Senhor como fácil para ele; o Senhor dá-lhe um dever adicional de servir como luz dos gentios, que quer dizer as nações da Terra em general.

Em Isaías 49, há muitas e profundas promessas de Deus. É um capítulo extremamente rico. Nele, vemos que a nossa recompensa está com o nosso Deus. Há muitos momentos em nossas vidas, em que achamos que o Senhor nos esqueceu, abandonou, está em silêncio, enfim.

Isso quer dizer que Iahweh não se esqueceu do seu povo, não esqueceu da cidade santa Jerusalém, mas o seu povo escolhido, representado pela cidade de Jerusalém, está gravado na sua mão, está diante dos seus olhos: é uma questão central para Yahweh.

Salmos 25:3 NVT
Quem confia em ti jamais será envergonhado, mas os que buscam enganar o próximo serão envergonhados.

Ele me tornou uma flecha polida e escondeu-me na sua aljava” (Isaías 49:1,2). O termo “flecha polida” refere-se àquela que fora minuciosamente tratada antes de ser usada para um determinado objetivo. Esta, uma vez tratada, encontra-se à disposição do arqueiro que no momento oportuno a lançará para seu objetivo final.

Deus fala às “terras do mar”, ou nacoes gentias que ficavam às margens do Mediterraneo. Este versiculo da inicio a uma seção importante do livro de Isaias (Is 49-53), nas qual o “servo” do Senhor é basicamente Cristo.

Significado de ocasião: tempo favorável ou conveniente para fazer algo.

Assim diz o SENHOR: Levantai-vos, subi contra Quedar, e destruí os filhos do oriente. Tomarão as suas tendas, os seus gados, as suas cortinas e todos os seus utensílios, e os seus camelos levarão para si; e lhes clamarão: Há medo por todos os lados.

A afirmação de que Israel “[era chamada transgressora] desde o ventre” (Isaías 48:8) refere-se ao histórico de rebeldia de Israel contra Deus. Em Isaías 48:9–15 lemos que o Senhor disse ao povo que, apesar de sua iniquidade, Ele não os abandonaria e assegurou-lhes que ainda era Seu povo escolhido.

Gênesis 49 registra as bênçãos proféticas de Jacó aos seus filhos. O estudo bíblico de Gênesis 49 também revela que esse é o capítulo da bíblia que relata a morte de Jacó. Isso aconteceu logo após ele ter abençoado sua descendência.

Mais de dois mil anos depois, o Muro Ocidental continua sendo um lugar sagrado para os judeus, que chegam de todas as partes do mundo para orar, pedir a chegada do Messias, o retorno dos exilados, a reconstrução do templo, entre outros pedidos.

Elas continuam representando segurança e proteção. Na Bíblia, a palavra “porta” é citada mais de 300 vezes. O próprio Jesus Cristo diz que Ele é a porta que dá acesso ao Pai. Em nossa vida existem portas que precisam ser fechadas e outras que estão esperando para serem abertas.

17 Então eu lhes disse: Vejam a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir os muros de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante.

Isaías 40:31 NVT
Mas os que confiam no SENHOR renovam suas forças; voam alto, como águias. Correm e não se cansam, caminham e não desfalecem.

Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa. Faze-me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas.

"Esperar" neste contexto é sinônimo de crer, confiar, aguardar com esperança e expectativas no Senhor. Aqueles que assim o fazem têm um grande trunfo: têm o Senhor como a sua força pessoal. Podem experimentar a fraqueza e fragilidade humana, mas não estão sozinhos.

Espécie de bolsa em que eram levadas as FLECHAS (#Is 22.6). "Encher de filhos a aljava" quer dizer ter muitos filhos (#Sl 127.5).

Salmos 127:4-5 ARA
Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta.

Quando Davi fala que Deus o tornou uma flecha polida e o guardou dentro de sua aljava, é porque as flechas de boa qualidade eram guardadas na aljava para serem utilizadas. Flechas de má qualidade não seriam eficazes em acertar o alvo que o arqueiro gostaria de atingir, e ocuparia um espaço desnecessário na aljava.

Ser servo de Deus significa desfrutar de uma posição de confiança e privilégio na presença d'Ele. O servo do Senhor serve a Ele, e não mais ao pecado. O servo de Deus é propriedade exclusiva d'Aquele que o tirou das trevas para a luz.

Eis a frequência com que aparecem mais algumas palavras na Bíblia: milagre (27), mentira (51), anjo (94), diabo (55), pecador (48), pobre (93), rico (77), profeta (237), servo (480), padre (400), pescador (1) e escravo (1).