O que quer dizer IPA na cerveja?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Se a India Pale Ale (IPA) é uma pale ale preparada para ser expedida para o ultramar inglês, a American Pale Ale (APA) é uma adaptação da pale ale inglesa feita por cervejeiros artesanais modernos dos Estados Unidos, refletindo ingredientes indígenas.

O que é a cerveja IPA? O estilo IPA é marcado pelo sua alta concentração de lúpulos, o que faz com que seu sabor seja mais puxado para o amargor. Sua graduação alcoólica também é um pouco maior que o normal.

Quando os fabricantes de cerveja naturalmente procuraram fazer uma cerveja ainda mais potente do que a Pale Ale, é claro que se referiram a ela como IPA. Portanto, a IPA é tecnicamente uma versão mais forte de uma Pale Ale, mas o que isso realmente significa vai variar do fabricante de cerveja que faz as duas bebidas.

A Koala San Brew foi a vencedora da 2ª edição do “HGA Best Brazilian Craft Beer 2022” – Melhor Cerveja Artesanal Brasileira 2022 promovido pela Hop Growers of America (HGA), organização comercial sem fins lucrativos, em parceria com o United States Department of Agriculture (USDA).

Também chamado de Pilsner, o estilo surgiu na cidade de Pilsen, região da Bohemia, na República Tcheca, com a criação da cerveja Pilsner Urquell, em 1842, a primeira Pilsen da história. As cervejas Pilsen são caracterizadas por um lúpulo acentuado no aroma e sabor e por sua cor dourada brilhante.

Na India Pale Ale, o lúpulo exerce um importante papel no sabor e no aroma final. Mas, afinal, o que é o lúpulo? Ele é um aromatizante e conservante natural. No calor do cozimento, ele libera suas resinas, que têm um sabor amargo, caracterizando assim uma IPA como amarga e de aroma frutado.

A cerveja IPA é apreciada em todos os lugares do mundo. Seu sabor amargo e forte chama bastante atenção dos apreciadores de cerveja. Conforme esse estilo foi se tornando popular, muitas variações de IPAs surgiram, cada uma com seu toque especial.

Conhecida por sua coloração clara, a tradução livre de seu nome é “cerveja pálida”. Apesar disso, hoje é normal encontrarmos cervejas mais douradas ou acobreadas que se denominam Pale Ale, por causa da grande quantidade de variações dentro desse estilo.

American IPA deve chegar à mesa com a temperatura entre os 5° e 7°C. É uma regra do brasileiro servir a cerveja “trincando”, mas em se tratando de cervejas artesanais, essa pode não ser a melhor estratégia.

Uma cerveja de alto amargor, como a primeira dessa lista, possui cerca de 40 IBU. Já a Imperial IPA da Roleta Russa entrega absurdos 120 IBU. Ou seja, essa cerveja é literalmente amarga demais para se entender.

O texto define que cerveja puro malte seria aquela em que o malte é 100% de cevada. Ou seja, no seu processo de malteação, não foi adicionado nenhum outro cereal, a não ser a cevada. Algumas cervejas mais populares utilizam ingredientes adjuntos, como milho ou arroz, para compor os açúcares liberados pelo malte.

cerveja lager

Heineken é uma cerveja lager Puro Malte, refrescante e de cor amarelo-dourado, produzida com ingredientes 100% naturais: água, malte e lúpulo. Durante o processo de fermentação da Heineken, a exclusiva Levedura A é responsável pelo sabor característico e bem equilibrado, com notas frutadas sutis.

Pilsen é a mais consumida do mundo
A bebida era uma cerveja lager mais clara, que passou a ser chamada de Pilsen ou Pilsener. Aos poucos, foram surgindo diversas variações e estilos, como o Bohemian Pilsner, German Pilsner e Classic American Pilsner. Em geral, elas são mais amargas, com espuma cremosa e branca.

Pilsen é um estilo. Já "puro malte" se refere a qualquer cerveja de qualquer estilo que foi feita utilizando-se apenas malte (geralmente de cevada e/ou trigo). Uma Standard lager é feita à partir de uma receita diferente de uma pilsen. Geralmente, levam adjuntos como arroz, milho ou high maltose e bem menos lúpulo.

Diabo do Amargor

A sensação de boca é de corpo médio, amargor muito alto e persistente. Cerveja desenvolvida para lúpulo-maníacos, conhecida como a mais amarga do Brasil e batizada como Diabo do Amargor.

Mais uma sigla importante para aprofundarmos nas variedades de IPAs! É a medição do teor alcóolico da bebida. Nas IPAs tradicionais fica em torno de 5,5% e 7,5%.

O prêmio foi entregue na noite desta quarta-feira (8), durante o Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau. A Tannat Grape Ale, do estilo Sour Italian Grape Ale, foi eleita a melhor entre as mais de 4 mil amostras analisadas pelos jurados.