O que quer dizer iodo positivo?

Perguntado por: ugarcia8 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

6- O que é iodo positivo na colposcopia? Teste de Schiller positivo/Iodo negativo significa que existe alguma alteração ou lesão no colo do útero ou na vagina. Já o teste de Schiller negativo/Iodo positivo significa que não há alteração no colo do útero ou na vagina.

Seu ginecologista pode avaliar se esse sangramento foi normal ou anormal e se existe alguma inflamação da região interna do colo uterino que necessite de tratamento com antibiótico. Converse com o seu médico sobre os achados na colposcopia e a necessidade de biópsia.

Teste de Schiller positivo
Inflamações vaginais; Sífilis; Infecção pelo HPV. Câncer de colo de útero.

O excesso de iodo é raro e é causado pelo consumo excessivo do mineral iodo, que pode, às vezes, afetar a função tireoidiana. A maior parte do iodo do organismo fica armazenado na tireoide.

O excesso de iodo pode, muitas vezes, nem causar sintomas. No entanto, em alguns casos, pode afetar a função da tireoide, fazendo com que ela se torne hiperativa e produza hormônios tireoidianos em excesso (hipertireoidismo), particularmente em pessoas que costumavam consumir uma quantidade muito pequena de iodo.

Qual o resultado do preventivo é preocupante? Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processos inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3).

Durante o exame, utiliza-se dois reagentes: o ácido acético 3 ou 5%, e o iodo (Teste de Schiller) para visualizar as lesões que possam existir na região, sejam elas benignas ou malignas, principalmente as alterações decorrentes da infecção por HPV.

O Iodo é necessário para evidenciar as áreas que estão com mais alterações celulares (metaplasias, displasias) , pois nessas áreas em que o iodo não provoca reação (iodo negativas- não se coraram pelo iodo) significa que pode haver lesão por HPV ou uma lesão com câncer.

O resultado da colposcopia pode ser normal ou anormal. É normal quando não há presença de nenhuma área lesionada. O resultado pode ser anormal quando são encontradas células estranhas no colo do útero.

Significa que seu exame está normal, sem nenhuma alteração. Não esqueça de levar o resultado ao seu médico(a).

O teste de Schiller é considerado positivo quando uma área do colo uterino não fica corada com o iodo (lugol), sugerindo a presença de células atípicas. O teste de Schiller negativo ocorre quando todo o cérvix uterino se cora de marrom, evidenciando a presença de tecido rico em glicogênio e, portanto, saudável.

Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico de HPV é clínico, podendo ser analisado visualmente pelo médico responsável. Na mulher, são também realizados exames laboratoriais como Papanicolau, colposcopia e, se necessário, biópsia. No homem, são realizados exames urológicos.

De forma resumida, ocorre quando o epitélio, camada que reveste o colo do útero — e que deveria estar no canal cervical — se projeta para fora. Ou seja, há uma exteriorização da camada interna do útero. Em outras palavras, a ferida do colo do útero nada mais é do que a parte de dentro do colo, virada para fora.

Epitélio escamoso ou epitélio pavimentoso é um epitélio caracterizado por sua camada de células mais superficiais e ser constituída por células planas parecidas com escamas.

A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínica mais visível – bócio (crescimento da glândula tireóide).

Principais perigos: Substância corrosiva. Causa irritação e queimaduras em toda área de contato atingida. Pode causar a morte se inalado ou ingerido. O contato com substâncias incompatíveis pode causar incêndio.

Sintomas de deficiência de iodo
Em adultos, o hipotireoidismo pode causar inchaço na pele, rouquidão, função mental prejudicada, pele seca e escamosa, cabelos esparsos e grossos, intolerância ao frio e ganho de peso. Se gestantes apresentarem deficiência de iodo, o risco de aborto espontâneo e morte fetal é aumentado.

O iodo é um oligoelemento essencial ao normal funcionamento do organismo. A única forma de o obter é a partir da alimentação, visto que, tal como os restantes minerais, não é produzido pelo corpo.