O que quer dizer Inri na cruz de Cristo?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Acima do corpo de Jesus, no alto da cruz, aparece uma tabuleta com 4 letras: INRI. Em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus). Havia, na época, uma prática comum de se colocar em tabuleta, na própria cruz, o motivo da morte do condenado.

“Elí, Elí, lama sabactani? (Deus, meu Deus, por que me abandonaste?).” (Mateus 27:46 e Marcos 15:34) “Tenho sede.” (João 19:28) “Está consumado.” (João 19:30)

"E dizia: 'Jesus, lembra-te de mim quando vieres como rei'. Jesus lhe respondeu: 'Em verdade eu te digo, hoje estarás comigo no paraíso'", complementa a passagem do evangelho de João. Para a tradição cristã, este criminoso acabou sendo classificado como "o bom ladrão".

Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum

Perto de Brasília, os seguidores de Inri – Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum, ou Jesus de Nazaré, rei dos judeus – empurram seu messias em um pedestal móvel.

Atualmente, Inri Cristo divulga sua doutrina através da mídia (principalmente internet TV na Web e televisão) debatendo com outros líderes religiosos em programas de entrevistas.

Yahweh é o nome pessoal de Deus, tão intimamente identificado com seu ser que muitos judeus ortodoxos se recusam a pronunciá-lo, dizendo em vez disso HaShem (“o nome”) ou Adonai (“Senhor”), para guardar a santidade desse nome.

Calvário

Segundo os quatro evangelistas, São Mateus, São Marco, São Lucas e São João, Jesus Cristo teria sido crucificado num lugar chamado Calvário (em hebreu Gólgota), que significa 'O Lugar da Caveira' (também conhecido por Lugar do Crânio).

O Sepultamento
José era um homem de fortuna, posição e influência. Foi corajosamente a Pilatos e pediu-lhe o corpo de Cristo.

“Jesus replicou: Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede” (Jo 6,35). Desta expressão do evangelho de São João vemos o “compromisso” de Jesus com toda a humanidade.

aramaico

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."

A primeira palavra que Jesus profere do alto da cruz é: “Pai, perdoai-lhes porque eles não sabem o que fazem” (Lc 23,34). Durante toda a sua vida, Jesus pregou o perdão e amor de Deus a todos.

As sete dores da Santíssima Virgem que suscitaram maior devoção são: a profecia de Simeão, a fuga para o Egito, os três dias que Jesus esteve perdido, o encontro com Jesus levando a cruz, sua morte no Calvário, a descida da cruz e o sepultamento de Jesus.

"Como normalmente levavam dias, em alguns casos o que os soldados faziam para acelerar a morte era golpear os joelhos e quebrar as pernas. Dessa forma, o condenado não conseguia elevar o corpo para respirar usando os músculos das pernas, isso fazia com que morressem em seguida”, contou Pérez.

Nominalmente, ele não é citado em nenhum dos quatro evangelhos canônicos — Mateus, Marcos, Lucas e João, os que constam da Bíblia. Mas na passagem que descreve a morte de Jesus, os quatro evangelistas mencionam que, naquele dia, três pessoas foram crucificadas lado a lado.

INRI no Parque Tanguá, um dos pontos turísticos mais famosos de Curitiba.

Morando na sede da Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade (SOUST), uma escola mística localizada em Brasília, a situação de isolamento social já é bastante familiar ao líder de 72 anos.

Indaial, Santa Catarina

Indaial é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 72 346 habitantes.

75 anos (22 de março de 1948)

Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus. As combinações de letras, palavras, e sons totalizam 72 nomes que compõe uma curiosíssima estrutura numérica e linguística que perpassa toda Torah.

Javé

Javé e Jeová
Atualmente, Javé é adotado por algumas religiões como "nome de Deus", principalmente pelos católicos. Jeová, por sua vez, é mais usado pelos seguidores da doutrina evangélica ou pela Testemunha de Jeová.