O que quer dizer índice de HOMA?

Perguntado por: rchaves2 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

O indice de HOMA é um cálculo simples fundamentado na dosagem de insulina e glicose, ambas em jejum. Podem ser realizados dois cálculos: HOMA IR que avalia a resistência insulínica e HOMA BETA que avalia a capacidade de secreção de insulina pelas células beta pancreáticas.

Não existem níveis de corte definidos como valores de referência, porém valores muito baixos podem sugerir que as células do pâncreas não estão funcionando corretamente, de forma que não há produção suficiente de insulina, o que pode resultar no aumento da glicemia.

Entre os principais sinais de resistência à insulina, estão:

  • Cansaço ou sono após as refeições;
  • Dificuldade para perder peso, especialmente na região abdominal;
  • Continuar sentindo fome mesmo após as refeições;
  • Manchas escuras na pele em regiões de dobras;
  • Menstruação irregular.

à NDICE DE HOMA - BETA

MétodoParâmetroValor de referência
QUIMIOLUMINESCÊNCIA/COLORIMETRIA/Cà LCULOGlicose70 a 99 mg/dL
à NDICE DE HOMA - BETA167,0 a 175,0
Insulina1,9 a 23,0 µUI/mL

O tratamento
Para tratar esta condição, é necessária a orientação do clínico geral ou endocrinologista, e consiste em perder peso, com realização de dieta e atividade física e monitorizar os níveis de glicemia, com o acompanhamento médico a cada 3 ou 6 meses.

alimentação com excesso de carboidratos; pressão alta; sedentarismo; aumento do colesterol e triglicerídeos.

Não existem valores que definem normalidade. Valores acima de 2,71 foram relacionados com resistência à ação de insulina na população brasileira (Gelonezi B et al, Diabetes Res Clin Pract, 2006;72 (2):219-20).

Como dito anteriormente, a resistência à insulina pode evoluir para pré-diabetes ou diabetes tipo 2.

Interpretação do Homa-2
%S (HOMA-IS): estima sensibilidade à insulina nos tecidos-alvo. Valor ideal de 100%. Valor abaixo (como no caso acima) indica perda da sensibilidade à insulina e valor acima sensibilidade à insulina maior que a esperada. IR (HOMA-IR): avalia resistência insulínica.

Retire alimentos inadequados:
- Pães brancos, DOCES em geral, frituras, açúcar e farinhas refinadas; - Alimentos ultraprocessados; - Refrigerantes e bebidas alcoólica. A RESISTÊNCIA À INSULINA é uma patologia que se desenvolve de forma silenciosa, quando os sintomas aparecem é porque já há um agravo da situação.

Alimentos ricos em carboidratos, quando ingeridos, representam aumento de teores de glicose no sangue. Da mesma forma, as elevações dos níveis de açúcar levam a mais presença de insulina.

O indice de HOMA é um cálculo simples fundamentado na dosagem de insulina e glicose, ambas em jejum. Podem ser realizados dois cálculos: HOMA IR que avalia a resistência insulínica e HOMA BETA que avalia a capacidade de secreção de insulina pelas células beta pancreáticas.

A prática de atividades físicas também é essencial para o controle da resistência insulínica. As células musculares são grandes utilizadoras da glicose no sangue e, quando fazemos exercícios, essas células absorvem a glicose muitas vezes, até sem precisar de insulina.

Quem tem essa resistência acaba tendo um maior acúmulo de gordura e possui dificuldade para emagrecer, já que o corpo não consegue eliminar muito bem esse excesso. Resistência à insulina é um prelúdio ao diabetes, mas pode até mesmo ser curada se diagnosticada a tempo e tratada da forma adequada.

Os níveis alterados deste hormônio no organismo podem causar várias alterações à saúde. A resistência à insulina é mais comum do que as pessoas imaginam. Recentemente, ela passou a ser muito comentada por interferir no emagrecimento, mas seus impactos à saúde vão muito além disso.

Chá verde
O chá verde tem sua fama antioxidante consolidada há muito tempo, além de ser muito procurado por seu efeito termogênico. E é justamente sua composição de polifenóis e sais minerais que podem auxiliar no equilíbrio de glicose no organismo.

O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.

A insulina atua na síntese de glicogênio no fígado e nos músculos, reduzindo a quantidade de glicose no sangue. Esse hormônio age também no crescimento e diferenciação celular.

Medicamentos. O açúcar no sangue aumenta à medida que seu corpo trabalha para combater uma doença. Alguns medicamentos, como antibióticos, descongestionantes que contêm pseudoefedrina ou fenilefrina, corticosteróides (como a prednisona), diuréticos e antidrepessivos também podem elevar a taxa de glicose do sangue.