O que quer dizer inconsistências cadastrais?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 22 de maio de 2023
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O relatório de inconsistências cadastrais permite ao empregador o conhecimento de possíveis inconsistências nas Contas Vinculadas de FGTS de seus trabalhadores. Ele pode ser útil no trato antecipado de irregularidades e no momento da movimentação de trabalhadores, caso apresente alguma inconsistência.

Desde o ano de 2017, a Receita Federal utiliza o sistema de alteração de dados cadastrados no CPF de forma online. Dessa forma, os cidadãos que possuem informações inconsistentes em seus documentos poderão fazer as mudanças necessárias em qualquer dia da semana, no horário que desejar e de forma gratuita.

O relatório com a(s) inconsistência(s) poderão ser consultadas no Menu RELATÓRIOS – INCONSISTÊNCIAS – ARQUIVO DE SALDO RESCISÓRIO.

Para resolver a situação, favor seguir os passos:

  1. Acessar a Conta gov.br;
  2. Inserir o e-mail por meio dos passos presentes na Alteração dos Dados Cadastrais;
  3. Realizar autenticação no portal novamente para continuar processo.

Descontinuidade na inconsistência: a situação indica que não existe mais divergência de renda no cadastro da família após novos cruzamentos com outros registros administrativos ao longo do processo.

Famílias cadastradas que não são beneficiárias de nenhum desses programas sociais, mas que também foram identificadas com divergência de renda. Para regularizar a situação cadastral é necessário a Atualização Cadastral por parte do Responsável Familiar – RF após a data de 18/12/2021.

Podem acessar os serviços de consulta aqueles cidadãos inscritos no Cadastro Único. Existem duas opções de consulta aos dados cadastrais: a Consulta Simples e a Consulta Completa. A Consulta Simples pode ser acessada por meio de uma identificação positiva.

Caso algum operador tenha algum problema de acesso ao Portal Cadastro Único ou identifique algum erro na operação, deverá preencher um formulário específico da Dataprev. Nesse formulário, o usuário deverá descrever o erro ou o problema enfrentado e anexar prints de tela.

A consulta sobre a cadastral pode ser feita no site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal/pt-br), clicando em “meu CPF” e em “consultar CPF”.

A intimação de malha é enviada sempre que for necessário apresentar documentos para comprovar informações da declaração. Mas não há motivo para se preocupar. Se você declarou corretamente todas as informações, basta apresentar os documentos solicitados na intimação que sua declaração será liberada após reanálise.

Acesse o site da Receita Federal.

  1. Passo 2. Na tela inicial, clique na opção CPF.
  2. Passo 3. Depois, clique em “Alterar Cadastro CPF”.
  3. Passo 4. Role a tela até chegar à seção “Onde solicitar a alteração”. ...
  4. Passo 5. Um formulário será aberto para que você faça as alterações cadastrais necessários. ...
  5. Passo 6.

Isso significa que o número registrado no cadastro precisa ser atualizado ou recadastrado. Essa inconsistência pode ocorrer por diferentes motivos, como: CPF inválido: o CPF informado não tem estrutura válida de números e dígitos verificadores, ou seja, não segue o formato correto.

Nesse caso, os números de atendimento da Caixa são os seguintes: 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, e 0800 104 0104 para as demais localidades. No entanto, em alguns casos, a Caixa recomenda ir até a agência mais próxima para resolver o problema, levando seus documentos pessoais e seu aparelho celular.

O Ministério da Cidadania prorrogou novamente o prazo de revisão de dados das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). O beneficiário terá mais 30 dias para atualizar as informações junto aos municípios.

Se for identificada alguma pendência no cadastro da família, como por exemplo, família incluída em Averiguação Cadastral, o aplicativo não vai permitir fazer a atualização cadastral por confirmação e o Responsável Familiar deverá ir ao posto de atendimento.

O cadastramento das famílias no Cadastro Único permite identificar seu grau de vulnerabilidade, con- siderando questões como renda, condições de moradia, de acesso ao trabalho, à saúde e à educação.

Como atualizar o CadÚnico pela internet

  1. Baixe o app do Cadastro Único (Android | iOS);
  2. Clique no botão “Entrar com gov.br”;
  3. Logue na sua conta Gov.br usando CPF e senha;
  4. Toque em “Atualização cadastral por confirmação”;
  5. Adicione novas informações ou confirme as atuais;
  6. Toque em “Enviar cadastro”.

As famílias com registros cadastrais desatualizados serão convocadas para o processo de revisão e averiguação. Após a convocação, os beneficiários terão dois meses para prestar as informações.

90 dias

O prazo de desbloqueio do benefício é de, em média, 90 dias.
Após a atualização cadastral, a família que preenche o perfil volta a receber o pagamento do Bolsa Família normalmente, além do valor retroativo referente aos meses de bloqueio, de acordo com o governo.

Se forem descobertos dados inconsistentes o benefício pode ser cancelado ou bloqueado.