O que quer dizer iluminado ao sol do novo mundo?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

No verso "iluminado ao sol do novo mundo", trecho do Hino Nacional, a expressão foi usada para indicar a ideia de: Que o Brasil é privilegiado pelas riquezas que só existem na América.

Trata-se de considerar a liberdade dos escravizados e da Nação como equivalentes, pois libertar uma parcela da população, os escravizados, deveria assumir o sentido de completar uma tarefa inacabada, ambas decorrentes de muitas mediações, conflitos e morte26.

Porque era assim que os Europeus chamavam a América, um continente totalmente novo, e assim ganhou o apelido de novo mundo.

Explicação: 'Lábaro' se refere à bandeira, que possui 27 estrelas, representando as unidades federativas. Já 'verde-louro' é uma das tonalidades do verde, igual à penugem do papagaio, e 'flâmula' também significa bandeira.

No Hino Nacional Brasileiro, a palavra florão aparece de forma figurativa, com o intuito de dizer que o Brasil destaca-se como uma joia/preciosidade que está decorando o Continente Americano. Aparece no trecho: "Fulguras, ó Brasil, florão da América".

Garrida é colorida, alegre, vistosa. Teus risonhos lindos campos têm mais flores do que a terra mais garrida (vistosa). Ou seja, nossa natureza é mais colorida e bela que a de outras terras. Nossos bosques têm mais vida (mais beleza e vitalidade).

Pátria Amada, Brasil!
O último trecho do Hino Nacional do Brasil afirma novamente que a terra brasileira representa uma mãe gentil para os filhos deste solo, ou seja, as pessoas que aqui nasceram. Ele também reafirma o tanto que ama a pátria e que, entre outros mil lugares, essa é a terra mais adorada.

Resposta verificada por especialistas
A liberdade brilhou no céu da Prátia porque o Brasil, neste trecho do Hino Nacional, tornou-se livre, um país independente, ato ocorrido após a Proclamação da Independência em 7 de setembro de 1822.

Escreve-se «trabalhar de sol a sol»; a expressão «de sol a sol» quer dizer «desde que o sol nasce até se pôr; do nascer ao pôr do sol» [in Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, de Emanuel de Moura Correia e Persília de Melim Teixeira, edição da Papiro Editora].

Muitos povos veneram e veneravam o Sol como um deus. Eles o viam como essa fonte de vida, fonte de tudo.

O Sol é uma estrela, e nós, que estamos na Terra, somos o terceiro planeta que giramos em torno dele. Ele nos fornece calor e é uma grande fonte de energia luminosa, sendo fundamental para a sobrevivência de muitos seres vivos.

Uma saudação ao país adorado e venerado por sua gente. O país é um sonho realizado, como um raio de luz que traz às pessoas que ali vivem amor e esperança.

Deitado eternamente em berço esplêndido
Esse trecho é uma metáfora usada para mostrar que o Brasil está eternamente muito bem localizado — entre o mar e a Cordilheira dos Andes — e coberto por riquezas naturais esplêndidas (que significam: admiráveis, únicas).

A frase onde se canta: “Gigante pela própria natureza” representa claramente toda a grandeza do país Brasil, e toda a grandeza de suas terras, que tornam o país o quinto maior do mundo atualmente.

Os aplausos após a execução do Hino Nacional, especialmente durante os governos militares, foram tratados pelo protocolo brasileiro como atitude imprópria e não recomendada.

Ipiranga: foi às margens do rio Ipiranga que Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822. Plácidas: tranquilas, calmas, serenas. Brado Retumbante: grito forte que se espalha com barulho.