O que quer dizer hormônios à flor da pele?

Perguntado por: uevangelista . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Você já ouviu falar em “hormônios à flor da pele”? Pois é exatamente isso que acontece, alterações hormonais podem ser vistas e sentidas na pele, através de acnes, pálpebras inchadas, [...]

O longa alemão Hormônios à Flor da Pele estreou na Netflix na última quarta-feira (24) e, atualmente, ocupa o Top 10 na categoria de filmes na plataforma.

O estrogênio está associado ao aumento da produção de colágeno, à espessura e hidratação da pele, cicatrização de ferimentos e também melhora a função de barreira da pele (5, 6).

Quando eles estão em equilíbrio, você não sente vontade de comer o tempo todo. E o mais importante, eles são regulados à noite enquanto você dorme! Por isso é essencial ter uma rotina de sono, com hora para dormir e acordar. O ideal é que um adulto durma no mínimo 7 horas por noite.

Estrogênio

Hormônios e a pele – Estrogênio
Constrói colágeno, reduz o tamanho do poro e mantém níveis de umidade, para que a pele seja macia e nutrida.

A hidratação é a dica número um sobre como rejuvenescer o rosto rápido. Tanto no inverno quanto no verão, é necessário incluir o hidratante na lista de seus produtos de skincare. Ele ajuda a manter a barreira cutânea (camada mais externa da pele) saudável e mais radiante.

Hormônio folículo-estimulante (FSH)

Hormônios que podem aumentar com o envelhecimento incluem: Hormônio folículo-estimulante (FSH) Hormônio luteinizante. Norepinefrina.

Os hormônios mais importantes relacionados ao surgimento de manchas na pele são o MSH (hormônio estimulador de melanócitos), a progesterona e o estrogênio, que também podem aumentar a produção de melanina.

Influências hormonais
Outros hormônios, quando produzidos em excesso, contribuem para a retenção de líquidos, como o cortisol, a renina, a aldosterona e o antidiurético. Medicamentos como a cortisona também podem causar inchaço.

Alimentos que deixam a pele bonita e lisa - 5 Dicas imperdíveis

  1. Vitamina de frutas com poder antioxidante. Substitua o leite por suco de laranja.
  2. Fontes de vitamina C para sua pele.
  3. Fontes do mineral Selênio.
  4. Vitamina E - Saúde para sua pele.
  5. Alimentos ricos em Ômega 3.
  6. Vitamina A - Alimentos com cores vivas.

Como melhorar a pele do rosto: 8 dicas e cuidados simples

  1. Use protetor solar todos os dias. ...
  2. Visite um dermatologista. ...
  3. Mantenha a pele hidratada. ...
  4. Durma bem. ...
  5. Beba água. ...
  6. Não durma de maquiagem. ...
  7. Não esprema cravos e espinhas. ...
  8. Faça esfoliação.

Estrogênio

Estrogênio: é responsável pela regulação do ciclo hormonal em mulheres em idade fértil. Durante a puberdade, o estrogênio estimula o desenvolvimento dos seios e a maturação do aparelho reprodutor, assim como o crescimento.

Comportamento: Altos níveis de cortisol podem gerar sensação de impotência, baixa autoestima, irritação, sensação de “dar branco”, falta de senso de humor, cansaço sem ter realizado esforço, ataques de gula ou falta de apetite.

Chá de aquileia, alquemila e sálvia
A sálvia tem propriedades calmantes, antioxidantes e ansiolíticas. A alquemila melhora o trânsito intestinal e seus flavonoides ajudam a repor níveis hormonais.

De acordo com a Dra Amanda, “desde a puberdade, quando começam a surgir as mamas e inicia o ciclo menstrual, o endocrinologista auxilia a mulher. Por toda a vida, sempre que haja irregularidade menstrual, é o endocrinologista que ajuda na detecção dos motivos”.

O exame de sangue é o que possibilita a análise das taxas hormonais. Com ele, há o estudo dos níveis do hormônio responsável pelo desenvolvimento do óvulo. A medida é baseada no FSH, hormônio folículo estimulante, no LH, hormônio luteinizante e no estradiol, principal hormônio sexual feminino.

Alimentos como espinafre, alface, rúcula e brócolis são ricos em ácido fólico, folato e vitamina B9, responsáveis por melhorar a ovulação. Por isso, é muito importante incluir vegetais verde-escuros na dieta.