O que quer dizer helmintos ausentes?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

A ausência de positividade para ovos de helmintos pode estar relacionada a um sistema, ainda que precário, de saneamento básico ou higiene adequada. Palavras-chave: Saúde Pública; parasitoses; diagnóstico laboratorial; saneamento básico.

Como são os resultados de um exame de fezes normal
Se no resultado dos exames a flora intestinal estiver saudável, com uma concentração de 30% a 50% de bactérias Gram-positivas e entre 50% e 70% de bactérias Gram-negativas, sem a presença de glóbulos brancos ou vermelhos, o exame pode ser considerado normal.

principais doenças causadas por helmintos, que afetam a saúde humana, entre as quais podemos citar:

  • Esquistossomose;
  • Ascaridíase;
  • Teníase/Cisticercose;
  • Ancilostomíase;
  • Enterobíase.

A ausência de positividade para ovos de helmintos pode estar relacionada a um sistema, ainda que precário, de saneamento básico ou higiene adequada.

Conhecidas popularmente como vermes, os helmintos são os parasitas que provocam as helmintíases. Eles afetam, na maioria das vezes, o intestino e causam diversos sintomas similares aos de outras parasitoses intestinais.

O resultado negativo significa que não há parasitas identificáveis. Esse resultado é normal. O resultado positivo mostra que algum parasita foi identificado, nesse caso ele também é especificado para que um médico possa prescrever um tratamento adequado.

Na maior parte das vezes, eles são solicitados para verificar a presença de sangue, gordura, bactérias, protozoários ou outros vermes. O exame de gordura nas fezes, por exemplo, serve para analisar se existe má absorção ou falhas na digestão, que podem ser sintoma de alguma doença do estômago ou intestino.

Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência macia, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.

A colonoscopia é um tipo de exame de imagem seguro e eficaz utilizado para identificar doenças no intestino e no reto. O número de pacientes atendidos era esperado pelos organizadores por se tratar de pacientes com diagnóstico sugestivo de doença de Crohn ou retocolite ulcerativa.

O exame parasitológico de fezes, feito a partir da análise de uma amostra do material orgânico, detecta a presença de vermes no intestino e aponta sua respectiva classificação. Os resultados são essenciais para que o médico consiga prescrever o tratamento correto em cada caso.

Os helmintos podem penetrar em seu hospedeiro, passivamente (sendo seus ovos ingeridos com alimentos, água ou através das mãos sujas) ou ativamente, como larvas, através da pele. Em algumas espécies, as larvas são veiculadas por insetos hematófagos.

Anti-helmíntico
Medicamento usado para matar helmintos (vermes) e facilitar a expulsão desses do corpo humano. Os anti-helmínticos mais comumente usados para tratar infecções intestinais por vermes em crianças são os benzimidazóis (albendazol e mebendazol).

A infecção por geo-helmintos é causada por meio do contato com o solo contaminado com ovos embrionados ou larvas dos parasitos e é mais comum nos países em desenvolvimento, onde as precárias condições socioeconômicas estão vinculadas à falta de acesso à água potável e ao saneamento adequado.

A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

A presença de ovos e larvas de helmintos nos sanitários, indica a possibilidade de transmissão da doença, entretanto, a disseminação é restrita porque havia ovos alterados com a membrana externa retraída devido a desidratação que esses ovos sofrem quando expostos no meio externo.

Para um grande número de espécies de helmintos que parasitam o homem o diagnóstico pode ser feito pelo achado de seus ovos ou larvas nas fezes de pessoas infectadas.

Corpo achatado dorso-ventralmente, superfície de aspecto liso ou enrugado. Região anterior com saliência de perfil triangular, presença de ventosa oral na extremidade com abertura bucal no fundo da cavidade.

Helmintos são grupos de parasitas que normalmente, mas nem sempre, residem no intestino do hospedeiro. Alguns exemplos são: Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura, Ancylostoma duodenale e Taenia solium.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.

O resultado positivo para sangue oculto nas fezes indica a presença de fragmentos sanguíneos no trato gastrointestinal do paciente e, por isso, é indicado fazer uma colonoscopia ou endoscopia para identificar a causa do sangramento e iniciar um tratamento.