O que quer dizer graduação plena?

Perguntado por: ovilela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Afinal, o que é Licenciatura plena? Licenciatura plena nada mais é do que um curso de graduação com titulação de Licenciatura. Assim, o profissional formado em Licenciatura está apto a lecionar para ensino fundamental, médio e profissionalizante sobre a área de conhecimento em que se formou.

As duas formações têm focos diferentes. Enquanto a Formação Pedagógica é para bacharéis e tecnólogos, a Segunda Licenciatura é somente para profissionais já licenciados que desejam expandir sua área de atuação para outras disciplinas.

Resumindo: o R2 é mais voltado para os bacharéis e tecnólogos, e a Segunda Licenciatura é voltada para os graduados já Licenciados. Um abraço!

Como funciona a licenciatura plena em Pedagogia? O curso de licenciatura em pedagogia é uma graduação de quatro anos que conta com uma carga horária mínima de 3.200 horas conforme as diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC).

A vigente LDB, 9.394/96 revogou expressamente a Lei 5.692/71 extinguindo, dessa forma, os cursos de licenciatura curta. Portanto, TODA LICENCIATURA É PLENA, tornando-se uma redundância tal adjetivação.

O curso de licenciatura plena pedagogia habilitação é direcionado especialmente para os profissionais interessados em trabalhar no ensino infantil e também no ensino fundamental I. O grande diferencial é que durante a formação o aluno é preparado de maneira específica para trabalhar em sala de aula.

Devo fazer Pedagogia licenciatura ou bacharelado? A grande diferença entre os dois modelos é que só os licenciados podem ser professores. Já os bacharéis, encontram espaço nos cargos administrativos e de assessoria, mas não podem atuar em sala de aula. Aqui, as duas formações têm a mesma base.

Já a Licenciatura em Pedagogia, comumente ofertada no mercado educacional, tem por objetivo habilitar profissionais para trabalhar no setor da educação.

Licenciatura plena nada mais é do que um curso de graduação com titulação de Licenciatura. Assim, o profissional formado em Licenciatura está apto a lecionar para ensino fundamental, médio e profissionalizante sobre a área de conhecimento em que se formou.

A licenciatura plena exige uma carga horária de 180 horas de graduação. Isso quer dizer, que nesta categoria o licenciado possui mais tempo de preparo, estudo e pesquisa na área. Sendo assim, os licenciados nesta categoria podem dar aula até no ensino médio.

Podendo assim, um concluinte desse curso, participar de concursos públicos. É importante se atentar ao edital do concurso que se pretende fazer, pois, nele informará se serão aceitos diplomas referente ao curso de formação pedagógica.

A pessoa que optar pelo R2 estará habilitada a lecionar como professor no Ensino Fundamental II, Ensino Médio, EJA e nas Escolas Técnicas (também há a opção de participar de concursos públicos em todo Brasil).

Por ser um curso de caráter especial, com conclusão em menor tempo, pressupõem-se que seja um curso diferente, mas não é. Ao final do curso, o aluno deverá receber o diploma de Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, com habilitação na disciplina específica.

Quais são as faculdades rápidas mais procuradas?

  1. Gestão Financeira. ...
  2. Design de Moda. ...
  3. Análise e Desenvolvimento de Sistemas. ...
  4. Gestão de Segurança Privada. ...
  5. Gestão da Qualidade. ...
  6. Logística. ...
  7. Marketing.

15/10/2005

Portanto, os cursos de Bacharelado/Licenciatura Plena puderam ser ofertados conjuntamente, de forma regular, até 15/10/2005. sendo licito afirmar que apenas os alunos ingressantes até essa data nos cursos de Educação Física estavam aptos a obter a graduação de “bacharel e licenciado em Educação Física”.

O profissional desenvolve atividades para ensinar os pequenos, bem como entretê-los. Além do primeiro ano do ensino fundamental, também é possível lecionar até o quinto ano da educação básica.

Mas, desde 20 de dezembro de 2019, o curso de pedagogia, assim como todas as outras licenciaturas, devem possuir, no mínimo, quatro anos de estudo. Sendo assim, o Ministério da Educação (MEC) não permite mais que as instituições de ensino ofereçam cursos de licenciatura com duração de três anos.

Para se decidir entre o bacharelado e a licenciatura você precisa conhecer as diferenças básicas entre os dois tipos de graduação. Enquanto um bacharel é formado para atuar de forma mais ampla no mercado, a licenciatura é indicada para quem quer virar professor e dar aula para o Ensino Fundamental e Médio.

Continuar lendo O que é a prova plena?