O que quer dizer forma equânime?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Equânime significa imparcialidade, igualdade, constância. É aquilo que possui ou demonstra tranquilidade, moderação, serenidade, justiça, ou é aquele que apresenta ânimo sempre igual, que é consciente no que faz ou no que diz. Do latim aequanimus (aequi – igual, anime - ânimo).

Distribuição Equânime em Artigos
automática: quando é efetuada por meio eletrônico, sem passar por qualquer procedimento do setor de Distribuição.

É um senso de justiça que vai além do oferecer as mesmas ferramentas para todos, pois dá condições equiparadas para que realmente todo mundo possa obter resultados similares. Um adjetivo aplicado a tudo, que reconhece imparcialmente o direito de cada indivíduo, mantendo a moderação e a igualdade.

Equidade: Consideração em relação ao direito de cada um independentemente da lei positiva, levando em conta o que se considera justo. Integridade quanto ao proceder, opinar, julgar; equanimidade, igualdade, imparcialidade, justiça, retidão. Disposição para reconhecer imparcialmente o direito de cada um.”

O conceito de equanimidade é muito recente na nossa cultura, e o mesmo começou a ter mais enfâse quando em Portugal se inicia um novo ciclo de estudos ligado as terapias de terceira geração que ganham forma e força. Nestas terapias encontramos por exemplo as práticas mindfulness.

advérbio De maneira equitativa; em que há equidade, igualdade, equivalência: candidato escolhido equitativamente por concurso público. Etimologia (origem da palavra equitativamente). Equitativo + mente.

Equidade significa dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades. Por exemplo, em um pronto-socorro, a vítima de acidente grave passa à frente de quem necessita de um atendimento menos urgente, mesmo que esta pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital.

1 isonomia, equivalência, igualdade. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Imparcialidade: 2 equanimidade, imparcialidade, isenção, justiça, neutralidade.

O contrário de equidade é: Contrário de igualdade: 1 desigualdade, diversidade, diferença, diferenciação, distinção, discrepância, discriminação, discernimento, dessemelhança, diferencial, separação.

O que a equidade defende? A equidade propõe que, ao invés de as pessoas serem tidas como iguais e serem tratadas a partir dessa realidade, sejam estabelecidas as suas diferenças e, assim, a diligência quanto aos seus direitos, seja executada.

O que é equidade? Enquanto a igualdade promove as mesmas oportunidades para todas as pessoas independentes de suas necessidades, a equidade visa o ajuste do desequilíbrio entre elas, considerando suas particularidades e promovendo a equiparação entre os meios de alcançar um mesmo resultado.

A pronuncia da palavra equidade
A pronuncia mais usada é /ecuidade/ por alusão ao trema, indicando que o "u" deve ser pronunciado, como em tranquilo.

Equidade é o substantivo feminino com origem no latim aequitas, que significa igualdade, simetria, retidão, imparcialidade, conformidade.

Sob ponto de vista terminológico, a expressão “equidade” origina-se do latim aequitas e aequus. Com efeito, a palavra “equus” significa “igual, justo, parelho”, da qual provém “aequitas” que, a seu turno, reveste o sentido de “igualdade, conformidade, simetria”.

igualmente

  1. de modo igual.
  2. identicamente.
  3. também.

Outrossim é um advérbio de modo que significa "igualmente"; "também"; "além disso"; "do mesmo modo". Os advérbios são palavras invariáveis que modificam o sentido de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.

Em todo o país, o SUS deve ter a mesma doutrina e a mesma forma de organização, sendo que é definido como único na Constituição um conjunto de elementos doutrinários e de organização do sistema de saúde, os princípios da universalização, da eqüidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.

Aplicação do princípio da equidade no Direito
Por tal razão, o princípio da equidade é utilizado quando há omissão ou lacuna na lei sobre determinado conflito. A equidade consiste em mitigar o fato concreto para adaptá-lo à previsão legal, mas de acordo com a individualidade da situação.