O que quer dizer folículo no ovário esquerdo?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Os folículos são estruturas que ficam nos ovários e abrigam os óvulos. Eles se desenvolvem durante o ciclo menstrual. Em cada ciclo um folículo amadurece, rompe e libera o óvulo que está no seu interior. Entretanto, conforme o tempo passa, eles atresiam e as chances de uma gravidez reduzem.

Múltiplos folículos são produzidos durante o ciclo menstrual, iniciando um processo de maturação. Nesse processo, apenas um folículo atinge a maturidade completa e libera um óvulo para ser fecundado. Isso quer dizer que a mulher tem apenas uma chance de engravidar a cada ciclo menstrual. Arriscado, hein?

Quando no ultrassom o médico identifica que os maiores folículos estão com cerca de 18 mm de diâmetro médio, tamanho ideal para a ovulação, a próxima etapa tem início, a indução da ovulação.

No início do ciclo, o folículo começa seu desenvolvimento estimulado pelo hormônio folículo-estimulante (FSH). O crescimento folicular ocorre até que o folículo atinja aproximadamente 2 cm. Nessa fase, o folículo produz o hormônio estrogênio, que inicia o preparo do endométrio para receber a gravidez.

Os cistos ovarianos são processos naturais, que ocorrem na vida das mulheres em idade fértil. Os denominados cistos funcionais ou foliculares são formados pelos óvulos em desenvolvimento, que acumulam líquido ao seu redor e ficam maiores quando chega o período ovulatório.

O cisto folicular é o tipo mais comum de cisto no ovário e é benigno. Ele é encontrado em mulheres em idade fértil, geralmente, dos 15 aos 40 anos de idade. Seu surgimento está relacionado ao ciclo menstrual e à ovulação, portanto, não afeta mulheres na menopausa ou que usam anticoncepcional.

Dores abdominais leves
Um dos principais sinais de que você está em processo de ovulação é sentir dores abdominais. Isso geralmente ocorre porque há o rompimento do folículo para a liberação do óvulo. Dessa forma, o óvulo pode descer pela tuba uterina proporcionando o ambiente ideal para a que a fecundação ocorra.

Todo mês a mulher produz o cisto folicular, composto pelos óvulos em desenvolvimento, que concentram uma quantidade de líquidos para ficarem maiores durante a ovulação. Quando não há fecundação, este cisto se desintegra do ovário em aproximadamente duas semanas após a ovulação e em seguida, ocorre a menstruação.

Durante o ciclo menstrual pode acontecer que o folículo se desenvolva normalmente e no momento da ruptura que libera o óvulo para a ovulação, esta ruptura não acontece. Este fenômeno é tecnicamente chamado de folículo não roto. Mesmo em ciclos de folículo não roto a menstruação pode acontecer normalmente.

A liberação do óvulo do folículo, ocorre cerca de 24 horas depois (10 a 12 horas após o pico de LH) (13, 17). O folículo utiliza enzimas para degradar a sua própria parede e formar uma abertura, permitindo que o óvulo saia do seu interior (18).

É importante mencionarmos que cada folículo pode conter um ou nenhum óvulo, e que em folículos em estágios iniciais, o óvulo encontra-se fixo à parede. Em um ciclo menstrual normal, um dos folículos ovarianos se torna dominante (cresce mais que os demais), amadurecendo o óvulo em seu interior, culminando na ovulação.

É possível engravidar durante a fase folicular? Se você tiver relações sexuais no final da fase folicular, não se engane: você ainda pode engravidar! O esperma vai durar até a fase lútea (na verdade, dura normalmente três dias ou 72 horas), o que significa que pode permanecer potente mesmo após a ovulação.

Cada ovário ocupa, em média, um volume de 10 cc (cm cúbicos) ou o tamanho de uma amêndoa. Os ovários produzem os hormônios femininos (estrogênio e progesterona).

Os folículos rompem a partir de 18mm, porém, com uso de indutores, a tendência é que isso ocorra quando estiverem com uma dimensão maior.

Não, a presença do folículo não indica gravidez, mas é importante a sua presença para que ela aconteça. Só existe problema caso seja um folículo não roto que pode se transformar em ovários policísticos.