O que quer dizer flagelo na Bíblia?

Perguntado por: narruda9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

“Flagelo” vem de uma palavra que significa ferimento (Lucas 10:30), açoite (Atos 16:23; 2 Coríntios 11:23; etc.) ou praga (diversas vezes na LXX). Os sete flagelos são os açoites enviados por Deus para castigar os homens dignos de sua reprovação.

O flagelo era um tipo de punição comum aos escravos e também a condenados, nesse caso sendo usado um açoite ou chicote. Por extensão, conhece-se como flagelo uma calamidade, uma aflição ou uma tragédia.

flagelo | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Os flagelos são filamentos finos e compridos (maiores que o corpo do organismo onde se encontram), constituídos por protoplasma que se expande do corpo celular. São capazes de movimento vibratório, utilizado na locomoção e alimentação. São frequentes nos protozoários, esponjas e gâmetas móveis.

O principal representante é o Chilomonas que é saprofítico de vida livre.

Eram espancados, ridicularizados, vítimas de intensa violência. Relatos bíblicos afirmam que, por sarcasmo, uma coroa de espinhos teria sido cravada na cabeça de Jesus. Zugibe queria descobrir qual era a planta utilizada para a tal coroa.

Os cílios e os flagelos são estruturas citoplasmáticas anexas à membrana plasmática das células, tendo origem a partir do prolongamento dos centríolos, constituídos de proteínas motoras (dineínas) formando um conjunto de microtúbulos.

No Brasil, mais de 33 milhões de pessoas não têm garantido o que comer, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Combater essa triste realidade é urgente e motivou a Campanha da Fraternidade deste ano.

São em geral considerados três tipos de flagelos: (1) eucarióticos; (2) bacterianos; e (3) arqueanos.

O açoitamento
Os chicotes utilizados pelos soldados eram feitos de cordas ou tiras de couro, com ossos ou pedaços de ferro ou chumbo em cada uma das extremidades. Os primeiros açoites rasgavam a carne, fazendo com que o sangue saísse das veias abundantemente.

Os flagelos são encontrados em diversos tipos de células, como protozoários, algas, nos gametas de plantas e até mesmo em animais. Em mamíferos, as únicas células que possuem flagelos são os espermatozoides.

Os flagelos são formados por 3 partes: filamento, gancho e corpo basal. A morfologia das bactérias Gram-positivas e Gram-negativas se difere em relação ao número de anéis presentes no flagelo. Os anéis têm como função a fixação no flagelo na célula. Bactérias procariotas Gram-negativas apresentam 4 anéis.

Cílios e flagelos são organelas celulares que são estruturalmente semelhantes, mas são diferenciados com base em sua função e / ou comprimento. Os cílios são curtos e geralmente há muitos (centenas) cílios por célula. Por outro lado, os flagelos são mais longos e há menos flagelos por célula (normalmente 1-8).

Os cílios e flagelos são estruturas formadas a partir dos centríolos, que participam da locomoção e revestimento das células especializadas. Eles migram da região do centromosso para a periferia da célula e se desenvolvem por meio do alongamento de seus microtúbulos.