O que quer dizer Fiz o primeiro tratado o Teófilo?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Lucas é o autor do livro de Atos, e o “primeiro tratado” mencionado no versículo 1 é o evangelho de Lucas, que também foi escrito para um homem desconhecido chamado Teófilo. O propósito de Lucas ao escrever foi ajudar Teófilo a obter seu próprio testemunho de Jesus Cristo (ver Lucas 1:1–4).

Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos.

Por Que Estudar Esse Livro? Atos dos Apóstolos forma uma ponte entre o registro da vida e dos ensinamentos de Jesus Cristo nos quatro evangelhos e os escritos e a obra de Seus apóstolos.

1. Acção (feita ou por fazer) considerada na sua essência ou resultado. 2. [Por extensão] Feito, facto .

O anjo Gabriel veio à Maria para anunciar o nascimento de Jesus Cristo. Ele testificou que “para Deus nada será impossível” (Lucas 1:37). A resposta fiel de Maria pode ajudar você a aprender a obedecer à vontade do Senhor com maior confiança Nele.

Lucas também traz múltiplos milagres e parábolas exclusivas (exemplo: A parábola do Bom Samaritano). Muitos detalhes dos últimos dias de Jesus somente podem ser encontrados em Mateus e Lucas. Por exemplo, Mateus é o único evangelho que declara que Jesus entrou em Jerusalém sobre dois animais (Mateus 21:2–7).

de Marcos

Acredita-se que o primeiro evangelho tenha sido o de Marcos, escrito entre os anos 65 e 75 D.C.. Os evangelhos de Lucas e Mateus se basearam neste texto.

Por Que Esse Livro Foi Escrito? Lucas escreveu seu testemunho para que seu amigo, Teófilo, provavelmente também um converso grego, conhecesse a verdade a respeito de Jesus Cristo. Evidentemente há vários outros relatos do que Jesus disse e fez, alguns verdadeiros e outros não.

Paulo

A carta aos Romanos tinha como objetivo apresentar Paulo e sintetizar a mensagem do apóstolo, antes de sua chegada a Roma. Tendo como autor Paulo, a carta provavelmente foi escrita no ano 57 depois de Cristo, em Corinto, quando Paulo preparava sua visita a Jerusalém.

Quando sobe aos céus, Jesus se torna mediador entre Deus e homens. A ida de Jesus para o céu não significa uma separação, conforme explicou Papa Francisco. A Ascensão mostra ao homem que seu caminho é o Pai, e que Jesus permanece conosco.

A única exceção é o Evangelho de João -- justamente o "estranho no ninho" entre os quatro textos aceitos no Novo Testamento, por não seguir a mesma linha básica de narrativa dos outros três e apresentar uma visão teológica muito desenvolvida e elevada de Jesus, considerado o Verbo de Deus encarnado.

grego

Lucas foi um médico grego que viveu na cidade grega de Antioquia, na Síria Antiga. Lucas é um sírio de Antioquia, sírio pela raça, médico de profissão. Tornou-se discípulo dos apóstolos e mais tarde seguiu a Paulo até ao seu martírio.

Lucas Evangelista viveu no século I da era cristã. De pagão, converteu-se a cristão através do apóstolo Paulo. Escreveu, depois de Mateus e Marcos, o terceiro Evangelho de Jesus Cristo. Exerceu a profissão de médico, conforme se lê no novo testamento da Bíblia Sagrada em Colossenses, capítulo 4, versículo 14.

O livro de Atos reconta a ascensão e a disseminação do Cristianismo, começando em Jerusalém, a capital da província judaica, e terminando em Roma, a grande capital do Império.

A principal mensagem deste livro é o poder de Deus que renovará todas as coisas. O Senhor destruirá todo o mal e nos presenteará com um lar no paraíso. Todos nós ressuscitaremos!

Depois, João Marcos decidiu voltar para Jerusalém; Paulo e Barnabé seguiram para Antioquia da Pisídia (At 13.13,14). A pregação mais longa de Paulo registrada no livro de Atos é a que foi feita na sinagoga dessa cidade.

ATO INSTITUCIONAL Nº 1, DE 9 DE ABRIL DE 1964.
Dispõe sobre a manutenção da Constituição Federal de 1946 e as Constituições Estaduais e respectivas Emendas, com as modificações instroduzidas pelo Poder Constituinte originário da revolução Vitoriosa.