O que quer dizer fissura no cérebro?

Perguntado por: spaz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

A fissura longitudinal (ou fissura cerebral, grande fissura longitudinal, fissura longitudinal mediana, fissura inter-hemisférica) é o sulco profundo que separa os dois hemisférios cerebrais no cérebro dos vertebrados. Dentro dela está uma continuação da dura-máter (uma das meninges) chamada falx cerebri.

Um hemisfério cerebral é definido como uma das duas regiões do cérebro que são divididas pelo plano mediano do corpo. Desta maneira, o cérebro pode ser dividido em hemisfério cerebral esquerdo e hemisfério cerebral direito.

Situado na região central do cérebro, o corpo caloso funciona como uma ponte conectando os hemisférios direito e esquerdo por meio de 200 milhões de fibras nervosas.

Caro(a) internauta, a proeminência dos sulcos entre os giros, significa que o espaço entre as dobras do cérebro está maior. Isso normalmente acontece por encolhimento do cérebro. O cérebro encolher um pouco com o passar dos anos é normal.

Os sulcos têm algumas funções primárias como drenar água, gerar aderência na pista e refrigerar os pneus. Por exemplo, em dias de muita chuva, quando a água forma uma camada sobre a superfície, acaba ficando entre o pneu e o asfalto, e gera o que conhecemos como aquaplanagem.

Causas da fissura anal
As causas mais comuns são excesso de força na hora de evacuar devido a fezes endurecidas ou volumosas, diarreia e prisão de ventre (constipação intestinal). Outras doenças, como colite ulcerativa e doença de Crohn, também podem desencadear o problema.

As trincas devem ser cuidadosamente analisadas, afim de evitar a ruína da estrutura. A movimentação térmica, que é originada pela dilatação e contração do material com a variação de temperatura. Essa movimentação é uma das principais causas de fissuras.

De modo geral, as fissuras ocorrem quando as tensões suportadas pelo material utilizado são inferiores às deformações solicitadas pelos mesmos. A liberação desta tensão ocasiona no alívio do sistema, caracterizando a fissura como a conhecemos.

Hipocampo

O Hipocampo é um área muito importante na memória e aprendizado. O cérebro humano é dividido em duas metades: lado direito e lado esquerdo. Embora essas metades tenham uma estrutura muito parecida, algumas funções são de responsabilidade de um único lado.

telencéfalo

O telencéfalo, que reúne os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, é de longe a sua maior região. Esta grande porção cerebral é responsável pelas funções complexas, entre elas a fala, a criatividade e a memória.

hipocampo

Hoje sabemos que a memória consciente fica inicialmente guardada no córtex pré-frontal, em seguida é convertida em memória de longo prazo no hipocampo e finalmente armazenada nas mesmas áreas do córtex que processaram a informação originalmente, por exemplo, as memórias das imagens visuais são armazenadas no córtex ...

Pode apresentar-se isoladamente ou associada a outras condições como: anomalias estruturais cerebrais (hidrocefalia ou outras), disfunção neurológica (epilepsia, macro ou microcefalia alterações visuais ou auditivas), malformações extracerebrais, anomalias cromossómicas ou doenças metabólicas.

Função. Essencialmente, o objetivo da fissura é separar o cérebro em dois hemisférios, esquerdo e direito.

A agenesia do corpo caloso é a ausência completa ou de parte do corpo caloso, uma estrutura que conecta os dois lados do cérebro, permitindo a transmissão de informações. Pode causar sintomas como atraso do desenvolvimento, crises convulsivas, problemas de coordenação e dificuldade de raciocínio.

Lesões cerebrais, especialmente aquelas que atingem o lado esquerdo do cérebro, podem gerar uma sequela conhecida por afasia. Trata-se de uma disfunção que diminui a capacidade de uso da linguagem, da fala e prejudica a comunicação.

Notícias

  • Mudanças no humor, comportamento e na personalidade;
  • Dificuldades na aprendizagem, para caminhar e movimentar-se;
  • Dificuldades para ler, falar, entender e memorizar;
  • Apatia;
  • Desorientação.

Ele possui três partes principais:

  • O cérebro preenche a maior parte do seu crânio. Ele está envolvido com as lembranças, resolução de problemas, pensamentos e sentimentos. ...
  • O cerebelo encontra-se na parte de trás de sua cabeça, abaixo do cérebro. ...
  • O tronco cerebral encontra-se embaixo do cérebro, na frente do cerebelo.

Na parte medial do cérebro, existem dois sulcos que passam do lobo frontal para o lobo parietal: Sulco do Corpo Caloso: começa abaixo do rostro do corpo caloso, contorna o tronco e o esplênio do corpo caloso, onde se continua já no lobo temporal, com o sulco do hipocampo.

O cérebro é dividido nos hemisférios direito e esquerdo. A camada mais externa do cérebro é chamada de córtex cerebral que é dividido em 5 lobos (frontal, parietal, temporal, occipital e ínsula). Os lobos cerebrais desempenham diversas funções. Cada um desempenha funções muito específicas.