O que quer dizer fazer de gato e sapato?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

A expressão “fazer de gato e sapato” significa maltratar, humilhar e usar alguém para seu próprio benefício. Ela provavelmente se originou de uma brincadeira infantil chamada gato-sapato, em que uma criança é vendada e leva sapatadas das outras crianças até conseguir segurar uma delas.

Além disso, a palavra "gato" tem relação com o adjetivo espanhol gatuno; significa "ladrão", "malicioso", "aquele que furta". Na linguagem popular, várias são as expressões que depreciam a figura felina: "Fulano fez um gato na tevê a cabo."

Significado de Gato
[Popular] Homem muito bonito, de boa aparência; gatão, galã: meu namorado é um gato. [Gíria] Ligação clandestina e ilegal de serviços como energia elétrica, internet e tevê a cabo; gambiarra.

Gato escaldado tem medo de água fria é um ditado muito utilizado para dizer que quando um indivíduo faz alguma coisa e sofre com isso, jamais fará algo onde correrá o risco de voltar a se sentir da mesma maneira. A frase tem esse sentido, pois se o gato um dia se escaldou, nunca mais vai querer tomar banho.

No Brasil, pingavam-se os escravos, os gatos e outros animais, a depender do sadismo do algoz. Há algumas décadas, Henfil criou a personagem “Gato Pingado” para representar os pouquíssimos torcedores do América Futebol Clube.

Aquele que desvia a corrente elétrica antes que ela passe pelo registro comete o delito de furto. É o que ocorre, normalmente, naquelas hipóteses em que o agente traz a energia para sua casa diretamente do poste, fazendo aquilo que popularmente é chamado de "gato".

Em Portugal o termo pode designar o animal que mia.

SubstantivoEditar

MasculinoFeminino
SingularSingular
Normalgatogata
Aumentativogatãogatona
Diminutivogatinhogatinha

Existem várias versões históricas para a origem do ditado “a curiosidade matou o gato”.

“lutam como cão e gato” ou “são como cão e gato” utilizam-se para referir que dois indivíduos não se dão bem um com o outro.

Meter-se a gato mestre , coloq : comportar-se ou agir de forma a dar a impressão de que se é sabe-tudo, que tudo conhece, embora de nada se saiba; dar uma de gato mestre.

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

É curiosos percebermos que os cães são símbolos de fidelidade e amizade e os gatos são chamados de traiçoeiros e egocêntricos. Quando usamos metáforas animais, no entanto, ofendemos alguém ao chamá-lo de cachorro e o elogiamos chamando de gato.

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.

De modo geral, estas papilas na língua dos felinos servem como um “pente”, ajudando na higienização. Os gatos costumam tomar banho por conta própria, lambendo todo o seu corpo.

Significado: Você deve se virar como puder, com os recursos que tem, para alcançar seus objetivos. Origem: A expressão correta seria “Quem não tem cão, caça como gato”. Isto é, caça astutamente, sorrateiramente, escondendo-se como faz um felino. Significado: Quem sabe se comunicar vai a qualquer lugar.

O gato frajola não é uma raça de gato. Na verdade, esse curioso nome se refere ao padrão de pelagem de gato preto e branco ou cinza e branco.

Bastante popular, o ditado é usado para dizer que, mesmo depois de algum tempo fora, a pessoa sempre retorna para as suas origens. Pode ser usado metaforicamente também, falando de hábitos e costumes.

1. nome [Zoologia] gato; gata; gatito; minina; minino; morrongo; zorra.

Quem já não ouviu a frase "Tinha meia dúzia de gatos pingados"? A expressão geralmente é usada para designar pequena quantidade de pessoas. Seguidamente, inclusive, usa-se para dizer que um pequeno público compareceu a um estádio para assistir a um jogo de futebol.