O que quer dizer farinha de trigo tipo 2?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

A farinha de Tipo 2 é mais amarelada e é mais utilizada pela indústria para produção de biscoitos. Além disso, por determinação do governo, toda farinha comercializada no Brasil deve receber doses extras de ferro e de ácido fólico.

Disponível nestas lojas:

  • Bem Barato Supermercados.
  • Atacadão.

São classificadas de 00 a integral. No Brasil temos somente 3 tipos de farinha, 1, 2 e integral. Na Itália encontramos as farinhas 00, 0, 1, e integral. Quanto maior o número, maior o teor de cinzas e menor o refinamento, portanto a 00 é a mais pura e mais refinada e a integral a menos refinada e que tem mais farelo.

Farinha de bolo (Cake Flour): Esta farinha tem baixo índice protéico, entre 5% e 8%, o que garante mais fofura ao bolo e textura menos elástica. Além disso, costuma ser mais clara que os outros tipos de farinha e é perfeita para bolos e cupcakes.

farinha de centeio

O centeio é um grão clássico para panificação. Por muitos, é considerada a melhor farinha para fazer pão por conta do seu sabor único e da sua riqueza de nutrientes. A farinha de centeio tem bem menos glúten que a de trigo, facilitando a digestão.

Como escolher a melhor farinha de trigo
Dito isso, opte sempre por uma grossura de moagem média ou fina, isto é, procure no rótulo, indicações como (T55) ou (T65). Esses números mostram que o produto escolhido tem a moagem mais fina, o que o torna ideal para a preparação de pães, bolos e massas mais leves.

Para uma farinha de trigo ser considerada forte, precisa ter ao menos de 10% até 12% de proteínas. Uma farinha com percentual alto de glúten tem um índice alto de W. Já a farinha fraca é aquela que possui menor quantidade de proteínas e de fibras, e normalmente, produz massas menos consistentes e também mais pegajosas.

A diferença de cor entre os dois tipos, explicou, deve-se ao fato de que a variedade amarela é mais rica em carotenoides – substâncias antioxidantes que, no organismo humano, se transformam em vitamina A.

A farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul foi a primeira a receber a Indicação Geográfica no Brasil. E os pesquisadores garantem: ela está cada vez melhor! Com pequenos ajustes no processo de fabricação da farinha, conseguiram enquadrar 70% das amostras como Tipo 1, de acordo com a legislação vigente.

Farinha de grão de bico
É a melhor farinha para substituir a farinha de trigo sem exigir grandes preparos antes do uso. O pão, quando feito com o grão de bico, enriquece o organismo com proteínas, fibras e vitamina B6.

A farinha 00 é perfeita para fabricação de pães e pizzas, pois possui muita umidade e glúten, o que deixa a massa mais elástica e macia. Por outro lado, não é boa para bolos, biscoitos e itens de confeitaria — a tendência é que o glúten deixe esse tipo de massa muito pesada.

1. O primeiro ingrediente é sempre o que tem em maior quantidade, e o último é o que tem em menor quantidade. Se o primeiro não for, por exemplo, farinha de trigo integral, desconfie. Se tiver farinha branca enriquecida com ácido fólico e amido, não é 100% integral.

Qual a melhor farinha? No caso do grano tenero, ou seja, da farinha normal encontrada em supermercados, a recomendação é escolher aquelas que trazem o selo premium, especial ou as ultrarrefinadas de origem italiana. “Este é um trigo mais bem lavado, com menos impureza e menos cinzas”, explica o chef Flávio Frenkel.

Farinha de Amêndoas
Essa farinha, que é livre de carboidratos, rica em fibras, magnésio, antioxidantes, vitamina E, gordura monoinsaturada e poli-insaturada, também ajuda a reduzir o colesterol ruim do organismo. Em uma porção de 100 gramas, possui 20 gramas de carboidrato e 62 calorias.

Farinha de trigo dona benta tradicional sem fermento para receitas classicas kit c/5 kg | Shopee Brasil.

1 – Farinha de amêndoas
Além de possuir um baixo índice glicêmico, ela é livre de glúten — o que é ótimo para os celíacos.