O que quer dizer fan no ar condicionado?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

O que significa fan? Traduzindo ao pé da letra, fan significa ventilador. E colocar o seu ar condicionado neste modo vai fazer exatamente o mesmo trabalho. Vale lembrar que a programação não vai abaixar a temperatura do ambiente, apenas auxilia na circulação do ar, hein!

No controle remoto, você vai encontrar o botão “Fan” (ventilador, em inglês) ou “Ventilação”. Ao ativar essa função do aparelho, o sistema de ventilação será acionado e pode ser controlado em até 5 velocidades que possibilitam um fluxo de ar mais ou menos intenso.

A função cool é indicada para deixar o ar condicionado mais gelado. Ao acionar este botão no controle remoto, o aparelho atinge os 16º. Para configurar o controle remoto, aperte a tecla “mode” e selecione “cool”. Em alguns controles, o “cool” pode ser representado pelo ícone de um floco de neve.

Bom, segundo especialistas, a temperatura ideal do seu ar-condicionado fica entre 18ºC e 22ºC. É nessa temperatura que garantimos mais conforto térmico — sem que esteja muito quente, nem muito frio. Ou seja: é a melhor temperatura para que você tenha uma noite de sono com qualidade e sem desconfortos.

Como fazer o ar-condicionado gelar mais?

  1. Manter o aparelho limpo. ...
  2. Observar o gás refrigerante. ...
  3. Analisar o termostato. ...
  4. Fechar saídas de ar do ambiente. ...
  5. Ativar a função cool. ...
  6. Não colocar na temperatura mais baixa possível. ...
  7. Adquirir o aparelho ideal para o seu ambiente. ...
  8. Leve a qualidade da Leveros para a sua casa.

Configure o ar-condicionado na temperatura ideal
Isso provocará problemas no aparelho a longo prazo. O mais adequado é manter o ambiente em temperaturas próximas a 23º C. Inclusive, essa é a faixa de temperatura indicada pela Anvisa para o bem-estar da maioria das pessoas.

Entre 21°C e 25°C é uma faixa considerada ideal para a maioria das pessoas. Lembre-se de fechar o ambiente para que, aí sim, o aparelho consiga refrigerar mais rápido.

Sendo assim, podemos afirmar quer o ar-condicionado funcionando no modo refrigeração consome mais energia que o ventilador.

É certo que um aparelho de ar-condicionado gasta mais luz do que um ventilador, mas ele oferece uma série de benefícios e comodidades que podem valer a pena. Os dois tipos de aparelhos que têm finalidades semelhantes, mas funcionam de maneiras muito diferentes.

Ligar o ventilador junto com o ar condicionado pode gerar economia no consumo de energia elétrica. Porém, para alcançar esse resultado, não basta só chegar nesses eletrodomésticos, apertar o botão de “ligar” e deixá-los funcionando lá num canto.

Vazamento do gás refrigerante
Essa é a maior característica do ar condicionado que não gela, só ventila. O gás refrigerante é o responsável por absorver o calor do ambiente para refrescar o ar. Por isso, quando há algum vazamento de gás no aparelho, você vai perceber que ele liga, porém não refrigera.

Qual função do ar condicionado gasta menos energia? Dentre as funções do ar-condicionado que citamos, a que mais economiza energia elétrica é a tecnologia Inverter ou Dual Inverter. A função deixa o aparelho até 70% mais econômico, além de refrigerar até 40% mais rápido que um aparelho convencional.

O ar-condicionado gasta mais energia elétrica quando tem que trabalhar mais. Se estiver muito quente, ele vai trabalhar mais para resfriar o ambiente. Se estiver muito frio, ele vai trabalhar mais para aquecê-lo.

Sono bom. Ajusta automaticamente a temperatura e velocidade do ar para maior conforto durante o sono. Quando ativada, esta função apaga as luzes do painel.

Com a função Sleep ou Dormir ativada, o aparelho mantém a temperatura desejada, mas aumenta 1Cº a cada 1 hora. Essa funcionalidade foi desenvolvida para acompanhar a desaceleração do metabolismo do corpo humano durante o sono, que faz muitas pessoas acordarem com frio ou calor.

Utilizando o gráfico da ISO 7730 como referência, os valores para a aceitabilidade foram no mínimo de 32% e no máximo de 50% para respostas de "movimento do ar aceitável, mas com baixa velocidade do ar".

8 horas por dia / 20 dias no mês / 17,6 kWh com um produto de 9.000 BTUs e com a tarifa mais cara (0,706 R$/kWh): R$ 67,27.