O que quer dizer Falangeiro?

Perguntado por: osampaio . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

O falangeiro, portanto, é aquele que integra um grupo de trabalho, onde todos os espíritos daquele grupo representam o arquétipo de um mesmo Orixá, trabalhando COM suas vibrações, ou que representam o arquétipo próprio de sua falange, trabalhando SOB a vibração de um Orixá.

LINHAS, LEGIÕES E FALANGES
Cada linha compõe-se de sete legiões, tendo cada legião o seu chefe. Cada legião divide-se em sete grandes falanges, que por sua vez também tem um chefe e cada falange divide-se em sete sub-falanges e assim por diante, obedecendo a um critério lógico.

Esses Falangeiros são divididos da seguinte maneira: Ogum Megê, Ogum Beira-Mar, Ogum de Ronda ou Naruê, Ogum Matinata, Ogum Delei ou Delê, Ogum Iara e Ogum Rompe-Mato. Eles vem na seguinte vibração de Ogum com outro Orixá: Ogum Megê: Trabalha em vibração com Omulú, na linha das Almas.

As falanges são os ossos que formam os dedos das mãos e pés dos vertebrados. No homem, cada dedo tem três falanges, excepto o polegar e o hálux, que têm apenas duas.

Falanges - esses ossos dão forma aos dedos polegar, indicador, médio, anular e auricular. Cada dedo possui três falanges e o polegar possui apenas duas. Ao total, existem 18 falanges, as quais são nomeadas da seguinte forma: Falanges proximais: correspondem aos ossos da base do dedo.

Uma Falange é que um agrupamento de espíritos, que se compreendem em harmonia, através de um arquétipo semelhante a ser seguido, ou seja, não existe somente um Exu 7 Facadas, existem centenas de espíritos que usam esse nome, pois todos se compreendem estarem harmonicamente em uma mesma egrégora.

Falange grega. Os falangistas mantinham uma formação cerrada, com as armas das primeiras linhas (o número exato dependia do comprimento das lanças, projetadas para a frente, de modo que seria impossível atingir qualquer homem da formação sem ser perfurado por alguma lança).

Significado de Falanges
[Anatomia] Os ossos das mãos e dos pés que se articulam com o metacarpo. [Militar] Formação das tropas no antigo exército grego; tropas de infantaria. Etimologia (origem da palavra falanges). Plural de falange; pelo grego fálagks.

Há diversas falanges de Pombajira, como por exemplo: Rainha, Sete Saias, Maria Padilha (ligada a Nanã Buruquê), Maria Molambo, da Calunga, do Cruzeiro, Cigana dos Sete Cruzeiros, Cigana (ligada a Oxum), das Almas, 13, Maria Quitéria, Dama da Noite, Menina, Mirongueira, Menina da Praia (ligada a Iemanjá).

As principais linhas de trabalho da Umbanda, que estão presentes em quase todos os terreiros, são as linhas de Caboclos, Pretos-Velhos e Erês (Crianças). Essas três linhas são conhecidas, conjuntamente, como "triângulo da direita".

Neste livro você encontrará tudo sobre as sete linhas: Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Águas, Yori e Yorimá, Oriente.

Ela assume a chefia de falanges de “espíritos de luz”, comandando espíritos de caboclos e iaras que, muitas vezes, recebem nomes alusivos a tal aspecto, como exemplo: Caboclo do Mar, Caboclo Estrela do Mar, Janaína, Cabocla Iara etc.

São valentes, objetivos e corajosos
Os filhos de Ogum são muito persistentes, objetivos para atingir uma meta, dão tudo de si quando se propõem a conquistar algo. São líderes natos, valentes, impetuosos, destemidos, e quando colocam alguma coisa na cabeça, dificilmente alguém consegue tirar.

A partir disso o culto à Ogum (Omodê Okunrin) estaria ligado ao dos Guardiões Imole Exú, sendo o Imole Exu Sorokê um guardião de Ogum, se mesclando de tal forma que passou a ser entendido como um Orixá Meji ou Duplo, metade Ogum e metade Exu Xoroquê.

2 multidões, legiãos, legiões.