O que quer dizer Ezequiel 39?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Ezequiel 38–39 fala de uma grande batalha que ocorrerá em Israel nos “últimos dias” e que envolverá um povo de “Magogue” liderado por um rei chamado Gogue. Ezequiel descreveu que essa guerra seria travada nos “montes de Israel” contra os filhos de Israel reunidos nessas terras.

Em Ezequiel 1, vemos o primeiro relato do profeta sobre suas visões. Aqui junto ao rio Quebar, onde viviam os cativos judeus na Babilônia o Senhor Deus se revela para o Seu servo. É muito interessante pensar que o Senhor Deus revela-se para nós nos lugares comuns da vida.

Está perto do rio Oxus, também a nordeste.

A visão do vale de ossos secos mostra que não há nenhuma situação que Deus não pode transformar. Nem mesmo a morte é mais poderosa que Deus! O vale de ossos secos é uma mensagem de esperança. Em uma visão, Deus levou o profeta Ezequiel para um vale cheio de ossos humanos.

Esta eraa visão que Ezequiel tinha do povo israelita: morte, desespero e sentimento de derrota. Foi nesta situação que Deus convoca Ezequiel para profetizar e de forma estranha e metafórica: profetiza a ossos secos! Ou seja, profetize a esses que estão mortos há muito tempo.

Ezequiel teve uma visão de uma grande batalha que precederá a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Ele também teve uma visão do templo que será construído em Jerusalém nos últimos dias. Ele viu águas que saíam do templo e corriam pela região circunvizinha e misturavam-se às águas do Mar Morto, que então eram curadas.

Antes de mais nada, a visão de quatro rodas de Ezequiel estava associada a quatro criaturas vivas. Ele lutou com palavras para tentar descrever o que testemunhou em termos humanos. Essas rodas são seres angelicais, querubins designados como guardiões da santidade de Deus (Ezequiel 1:4; 10:5-20).

A mensagem do profeta Ezequiel
O grande propósito da mensagem profética do profeta Ezequiel era incentivar os judeus exilados a permanecerem fiéis a Deus, confiando que Ele iria cumprir a sua promessa de restauração. Deus haveria de conduzir a nação novamente à sua terra de origem.

Ezequiel era um profeta judeu que morava na Babilônia. Certo dia, ele teve uma visão em que Deus o levou a um vale cheio de ossos muito secos. Então Deus lhe perguntou se era possível aqueles ossos voltarem à vida. Ezequiel não sabia a resposta, mas Deus ordenou que ele profetizasse vida sobre os ossos.

Ezequiel tem uma visão de quatro seres viventes, quatro rodas e a glória de Deus em Seu trono. 1 E aconteceu que no trigésimo ano, no quarto mês, no dia quinto do mês, estando aeu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se babriram os céus, e eu vi cvisões de Deus.

Os querubins segundo a visão de Ezequiel é um espírito com 4 asas e 4 rostos. O primeiro rosto de touro, o segundo de homem, o terceiro de leão e o quarto de uma águia.

s. f. || (Bras., Nordeste) (gír.) farronca, valentia: Sabia de um cantador daquele mesmo jeito... com toda aquela goga de poeta.

Assim, Tubal ficava ao N de Israel, mas não tão distante a ponto de não ter contato comercial com Tiro, na Fenícia. Há peritos que acham que esse nome se refere ao povo Tabali, de inscrições assírias, em que Tabali e Musku (evidentemente Meseque) são mencionados juntos.

Estar no vale então significa que as verdadeiras possibilidades estão acontecendo em nossa volta. Viver um tempo no vale significa aprendizado, autoconhecimento e auto entendimento, é na realidade a forma que a vida nos oferece para sermos normais e frutíferos.

Quando somos levados por Deus para o meio dos 'vales de ossos secos' nem sempre entendemos porque muitas vezes nós também estamos como estes ossos. Mas quando o Senhor nos levanta como profetas e nos faz ver e falar o que o Senhor quer então tudo se transforma pelo poder de Deus.

A descrição de Ezequiel comendo um rolo simboliza seu chamado para ensinar a palavra do Senhor tornando literalmente a palavra de Deus uma parte de seu ser. O livro de Apocalipse relata uma ocasião em que o Apóstolo João teve uma experiência semelhante. (Ver Apocalipse 10.)

Estudar o livro de Ezequiel pode fortalecer a fé dos alunos no poder do Senhor para transformar pessoas e nações. Os alunos podem aprender que todos os que se arrependem de suas iniquidades vão receber a misericórdia, o amor e o perdão de Deus.

Continuar lendo O que diz Ezequiel 6?