O que quer dizer Laroye Exu e Mojuba?

Perguntado por: dmodesto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

- significa: Olhe por mim". Mojubá é uma saudação da língua iorubá, falada em determinadas partes da Nigéria e de países como Togo e Benim. A própria expressão "Laroyê, Exu" é originada dessa mesma língua. Exu é uma das entidades mais louvadas das religiões de matriz africana.

"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.

A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda. É originada da língua iorubá, grupo étnico africano da região da Nigéria.

é um pedido de bênçãos entre os nagôs (língua yorubá) a palavra Motumbá, e a resposta é Motumba Axé.

Laroiê Exu!
A clássica saudação utilizada tanto para os Exus como para Pombagiras, é um termo que tem sua origem no grupo africano étnico-linguístico nagô-iorubá, e remete a algo como 'Salve o mensageiro', 'Olhe por mim Exu' e 'Me guarde'.

Cores, oferendas e saudação
Laroyê é a saudação destinada à Pomba Gira, que em português significa "Salve!".

Saudação feita a entidade EXÚ,tanto na Umbanda como no Candomblé. Trata-se de um "SALVE!" destinado exclusivamente para um ou mais Exús,seja ele feminino,masculino ou para uma falange inteira.

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

Okê Oxossi ou Okê Arô Cumprimentos voltados ao orixá Oxossi indicando “salve aquele que grita,” ou “Dê seu brado, majestade!”.

A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo", usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo. Exemplo: "Saravá, meu irmão!"

Saravá, Seu Zé.

LAROYÊ EXU! A clássica saudação utilizada tanto para os Exus como para Pombagiras, é um termo que tem sua origem no grupo africano étnico-linguístico nagô-iorubá, e remete a algo como 'Salve o mensageiro', 'Olhe por mim Exu' e 'Me guarde'.

Saudação:

  1. Laroyê Pombagira! = Salve Pomba Gira!
  2. Laroiê Exu = Mensageiro, Exú!

Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.

Motumbá significa pedido de bênção a Olurum, deus supremo dos iorubanos.

Àwúre é a palavra correta, sem tirar e nem por, para pedir bênção em Yorùbá. Sua resposta é Wúre mi (Minha bênção!)

Quem abençoa não é o humano que está ali, ele apenas lhe responderá, mas quem irá de fato lhe abençoar é a ANCESTRALIDADE dele, normalmente, representada pelo Orixá de cabeça, de seus Guias e Mentores espirituais, tanto que se responde: “que meu pai/minha mãe lhe abençoe” (forma mais usual, não única).