O que quer dizer eu te odeio?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Querer mal a alguém; ter ódio ou raiva por; detestar, abominar. Sentir aversão ou repulsa a; desprezar, aborrecer profundamente.

2 antipatia, aversão, animadversão, malquerença, odiosidade, ojeriza, repugnância, repulsa, abominação, animosidade, asco, desafeto, embirração, encarniçamento, execração, fastio, horror, hostilidade, implicação, implicância, inimizade, malevolência, nojo, repelência, repulsão.

Palavras que rimam com Odeio: Arrodeio. Bodeio.

1. desapego, desinteresse, indiferença, desprendimento, abnegação, altruísmo, desapegamento, desafeição, desprezo, desamor, despego.

Significado de Ódio
substantivo masculino Sentimento de profunda inimizade. Aversão instintiva direcionada a; antipatia, repugnância.

A Misantropia pode ser causada por um sentimento de isolamento ou alienação social, no sentido de não se enquadrar nas características comuns da sociedade, ou mesmo pelo desprezo da humanidade. Uma das explicações para isso é o enfoque excessivo nos aspectos negativos da sociedade ou no medo da desilusão.

O ódio pode surgir das crenças e preconceitos que temos, de conflitos entre grupos e dos problemas econômicos, ou das turbulências e promessas políticas que frustram as pessoas.

O ódio é uma emoção muito intensa que, na maioria das vezes, é causada apenas por um tipo de estímulo muito especial. Odiamos quando nos sentimos atacados, agredidos, violados: quando alguém ataca a nossa integridade física ou psicológica.

1 Aversão ou repugnância que se sente por alguém ou por alguma coisa; antipatia, desprezo, enzona, odiosidade: “Ódio que acaba com a vida não é ódio, é sombra de ódio, é simples e reles antipatia.

O contrário de odiar é: 1. estremecer, querer, estimar, gostar, bem-querer, adorar, amar, venerar, idolatrar.

odiarodiar | v.
...
o·di·ar ar

  1. Ter ódio a.
  2. Aborrecer, detestar.
  3. Sentir repugnância por.

A inveja que prejudica a vida do invejoso, a inveja nociva, é aquela em que a pessoa deseja prejudicar quem desperta esse sentimento nela. O invejoso fica maquinando formas de impedir que o outro prospere, planos para comprometer a imagem do invejado e diminuir seu status.

Cruel é o furor, e impetuosa é a ira; mas quem pode resistir à inveja? Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto.

  • O invejoso sarcástico. ...
  • O invejo direto. ...
  • O invejoso pessimista. ...
  • O invejoso competitivo. ...
  • O invejoso à espreita. ...
  • Fonte: Publicado originalmente em Rincón de la psicologia – Tradução e livre adaptação de Portal Raízes.
  • ARTIGO.
  • Por que sentimos inveja?

Como o ódio e a raiva prejudicam a saúde
O acúmulo de ódio e raiva pode aumentar no organismo a produção de cortisol, o hormônio do estresse, que, além de prejudicar o bem-estar emocional, ainda atrapalha o sono, resulta em aumento de peso e até mesmo problemas cardíacos.

Há várias situações em que um indivíduo que não gosta de outro se sente forçado a esconder o sentimento negativo por certos motivos. A raiva pode ser uma emoção complicada, e o ódio pode nem mesmo ser a respeito da pessoa, mas sim de suas atitudes.

Nas Escrituras, a palavra “ódio” tem vários matizes de significado. Pode denotar intensa hostilidade, persistente má vontade, não raro acompanhada de rancor. Tal ódio pode tornar-se uma emoção consumidora, procurando causar danos ao seu objeto.

Observe a linguagem corporal e tente encontrar sinais de que a pessoa não gosta de você. Uma pessoa que o odeia não se inclinará em sua direção durante a conversa e não se interessará pelo ato de estar falando com você. Também é uma possibilidade que os braços estejam sempre cruzados durante a conversa.