O que quer dizer estenose menor que 50 %?

Perguntado por: harruda . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

As estenoses inferiores a 50% não são clinicamente relevantes. As estenoses carotídeas podem estar associadas a sintomas (ver em baixo). Deste modo as estenoses carotídeas podem também ser classificadas em estenoses carotídeas sintomáticas (se apresentam sintomas) ou assintomáticas (quando não apresentam sintomas).

Existem duas opções de tratamento para a estenose de carótida, sendo a mais eleita a endarterectomia, procedimento que remove as placas de gordura que estão obstruindo o fluxo sanguíneo da região. A cirurgia da carótida é realizada por meio do acesso na região cervical e exposição da carótida com seus ramos.

Os principais sintomas de estenose da carótida são:

  • Dormência súbita na face ou nos membros;
  • Dificuldade para falar ou de compreensão;
  • Dificuldade para enxergar por um ou por ambos os olhos;
  • Tontura ou perda de equilíbrio súbita.

Quando os sintomas aparecem – desmaios, dor ou pressão no peito, sensação de fadiga e falta de ar, entre outros – é porque a doença já está num patamar considerado grave. Em geral, a estenose aórtica – em qualquer fase – é detectada durante o check-up cardiológico.

A área valvar aórtica normal é de 3 a 4 cm². A área valvar deve ser reduzida a 1/3 para que se desenvolvam sintomas, motivo pelo qual somente uma área < 1.0 cm² é considerada como estenose aórtica grave. É considerada estenose aórtica leve se a área é > 1,5 cm² ; moderada de 1,0 a 1,5 cm² e grave se < 1,0 cm ².

Ateromatose da aorta é grave? Depende do grau da ateromatose aórtica, sua localização e se há presença de sintomas. Como mencionei acima, os sinais só costumam aparecer quando a aorta já está bastante comprometida. Nesses casos, a doença é grave, podendo levar ao infarto, AVC ou embolia.

O diagnóstico da ateromatose da aorta é feito através da história clínica do paciente, da avaliação da presença de doenças como colesterol alto e hipertensão, e de exames como eletrocardiograma, ultrassonografia, exame Doppler, arteriografia e exame de sangue.

Essa estenose é decorrente de um processo chamado de aterosclerose, que é a deposição de gordura na parede do vaso, levando à formação de placas, que vão gradualmente aumentando e obstruindo mais a luz dessa artéria coronária.

Então, quando a cirurgia de carótida deve ser realizada? A cirurgia de carótida deve ser realizada quando a obstrução é muito acentuada. Quando já ocorreu um derrame ou um mini-derrame, a cirurgia pode reduzir bastante o risco de um derrame ainda mais grave.

Drogas antiplaquetárias (como a aspirina, o clopidogrel e a ticlopidina) são eficazes na redução de recorrências de AIT ou AVC. A aspirina é o medicamento mais estudado e de menor custo, com eficácia em doses a partir de 50 mg.

O estreitamento provocado pela aterosclerose causa a oclusão da artéria e por consequência, prejudica a irrigação sanguínea do cérebro, podendo, a depender da gravidade, ocasionar um acidente vascular cerebral, que além das elevadas taxas de mortalidade, pode deixar sequelas neurológicas que podem comprometer ...

Pacientes assintomáticos com estenose carotídea devem ser acompanhados por um cirurgião vascular, e o tratamento clínico consiste principalmente no controle dos fatores de risco.

Uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos também são muito eficazes para a manutenção de uma vida com mais saúde. Hábitos simples e saudáveis garantem uma vida melhor! Que tal começar hoje? A consulta regular com um profissional vascular também é muito importante!

A cirurgia é indicada quando não ocorre melhora dos sintomas neurológicos, se houver dificuldade progressiva da marcha (distâncias percorridas se tornam progressivamente menores) ou na presença de dor irradiada para os membros inferiores (lombociatalgia) que não melhoram com tratamento clínico.

É importante lembrar que a estenose lombar é uma doença progressiva, portanto, se não cuidada ela apresentará cada vez mais dificuldade ao paciente, em que no início incomoda ao caminhar por um longo tempo, até tornar difícil estar em pé. O caso extremo pode causar a síndrome da cauda equina.

Atualmente, o principal aliado dos médicos no tratamento é o chamado Implante Transcateter de Válvula Aórtica (TAVI), procedimento menos invasivo, responsável por posicionar uma prótese no local da válvula doente para regularizar o fluxo sanguíneo.

Trata-se de uma das doenças mais comuns do coração. A Estenose Aórtica ocorre quando a Valva Aórtica, por um processo degenerativo, torna-se enrijecida, calcificada. Esse processo leva à uma diminuição de seu orifício efetivo e, assim, gera uma obstrução ao sangue que é ejetado pelo coração.