O que quer dizer ensino médio integral?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
3.9 / 5 3 votos

Ensino médio em tempo integral – O ensino em tempo integral do país tem carga horária mínima de 35 horas semanais — do ensino médio regular e não integral é de 20.

O que é educação em tempo integral? A educação em tempo integral trabalha o desenvolvimento do aluno em período integral dentro da escola pública. Ela diz respeito ao tempo em que o indivíduo fica presente dentro da instituição independente de terem matérias além das regulares para o currículo.

A maior desvantagem percebida é a falta de infraestrutura de muitas escolas, por isso, é necessário avaliar de perto se a instituição de ensino tem as condições necessárias para oferecer uma educação integral de boa qualidade.

Já a educação em tempo integral é a educação que prevê a permanência do aluno entre 7h e 9h por dia na escola.

Isso significa que as disciplinas tradicionais continuarão no currículo escolar do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

Com as alterações no modelo de ensino, o Ensino Médio passa a ter uma carga horária de 3 mil horas, ou seja, 600 horas a mais na formação.
...
As opções são as seguintes:

  • Linguagens;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza;
  • Ciências Humanas e Sociais;
  • Formação Técnica e Profissional.

Com a proposta de ensino integral, o tempo de permanência em sala de aula aumenta de cinco para sete horas, podendo ser das 7h às 14h ou das 14h15 às 21h15.

Os cursos de modalidade integral são aqueles em que o aluno tem aulas em mais de um turno. Devido à carga horária maior, esses encontros podem ocorrer pela manhã e tarde, e algumas vezes também à noite. Portanto, esse é o formato de ensino que os estudantes estão na faculdade o dia inteiro.

O programa Jovem Aprendiz, como dito, abarca adolescentes e jovens de 14 a 24 anos. Mas só pode participar quem esteja cursando a escola regular, caso ainda não tenha concluído o ensino fundamental, e matriculado em uma instituição de ensino técnico-profissional conveniada com a empresa.

As formações em Medicina, Medicina Veterinária, Ciência da Computação, Psicologia e Engenharias são alguns exemplos daquelas disponibilizadas em tempo integral. Assim, mesmo tendo uma ampla carga horária, os alunos conseguem se formar mais rápido do que se estudassem apenas em um turno, por exemplo.

Com as alterações na lei, as instituições de ensino precisaram mudar a sua estrutura curricular até março de 2022. O Novo Ensino Médio será dividido de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de caráter obrigatório, e Itinerários Formativos (Trilhas de Aprendizagem), escolhidos pelos próprios estudantes.

O ensino integral é aquele que se relaciona não apenas com o desenvolvimento intelectual e acadêmico dos estudantes, e sim com competências e habilidades mais amplas. Isto é, tem o objetivo de favorecer uma formação humana plena. Para tanto, é preciso aumentar a quantidade de horas passadas na escola.

- Como se inscrever? O responsável pelo aluno deverá procurar a secretaria da escola onde o estudante está matriculado e preencher a ficha de inscrição.

Também conhecido como Segundo Grau, o Ensino Médio é a última etapa da educação básica brasileira. Diferente do Ensino Fundamental que dura nove anos, o Ensino Médio dura apenas três e suas séries são o 1º, 2º e 3º ano.

Quais as mudanças do Novo Ensino Médio? O Novo Ensino Médio entrou em vigor em 2022 e a mudança está sendo gradual, começando pelo 1º ano dessa etapa e atingindo todos os três anos até 2024.

O Calendário Escolar, a ser elaborado pela equipe escolar, observará o mínimo de 200 dias letivos e o cumprimento da totalidade das cargas horárias de estudos e atividades pedagógicas definidas neste Programa.

Entenda o que muda: Atualmente, os alunos do ensino médio no período diurno têm 35 aulas semanais (7 por dia). Eles passarão a ter 40 aulas semanais (8 por dia); No noturno, são 25 aulas semanais.