O que quer dizer Emunah na língua dos hebreus?

Perguntado por: icurado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Buber propõe duas maneiras opostas de crer: de um lado, a Emunah, como confiança pessoal ou abandono confiante de um povo, Israel, que se deixa guiar por Deus e, de outro lado, a Pistis, a qual, segundo o apóstolo Paulo, é a adesão individual a um conteúdo de fé, de um credo tido por verdadeiro.

A palavra fé em hebraico, 'aman, é traduzida como confiança ou confiar. Também pode ser traduzida como cuidado. É do termo 'aman que se deriva 'amen traduzido como amém, e 'omen que é traduzida por fidelidade.

Significado de fé: No grego a palavra fé é "PISTIS", no hebraico é "EMUNAH".

“Hineni” – significa: aqui estou, ou eis-me aqui! Disponiblidade! Algo de muito importante acontece, quando você se coloca disponível para Deus. Toda vez que você vê essa palavra na bíblia – significa pare imediatamente o que você está fazendo, porque algo importante vai acontecer .

A frase de Heb 4,12 começa, no original grego, tal qual é citada em título: com o adjectivo Çwv. Ao destaque por anteposição corres- ponde o peso significativo: «vivo» é na tradição bíblica um dos atribu- tos de Deus, aquilo que - pela criação, conservação e redenção - o distingue dos ídolos que nada são.

Shalom Adonai é uma expressão do hebraico que significa "a paz do Senhor".

Assim, com relação a Deus, Elohim é tanto plural, significando toda sua plenitude, quanto singular, significando sua unidade e a verdade de que Ele é único Deus.

1 Terra rica e fértil. 2 Lugar prometido e ansiosamente esperado, como concretização de um sonho.

O nome Jesus vem do hebraico "JHVH", chamado de o tetragrama inefável, que significa a "Eternidade de Deus", pois HVH é o infinitivo hebraico do verbo ser, e o prefixo J, transpõe os verbos hebraicos para o futuro.

Jeová é uma das transliterações para língua portuguesa (além de Javé, Iehovah, Iavé ou até Yahweh) do Tetragrama YHVH, ou seja, a designação das quatro consoantes que compõem o nome de Deus em hebraico.

A palavra fé tem origem no Grego "pistia" que indica a noção de acreditar e no Latim "fides", que remete para uma atitude de fidelidade.

Ur

Abraão, segundo a Bíblia, é originário da cidade de Ur, dos Caldeus, no sul da Mesopotâmia. Era filho de Taré, descendente de Sem, filho de Noé.

Abraão, o amigo de Deus – Gênesis 22.1 – 19
“Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído como justiça, e ele foi chamado amigo de Deus” (Tiago 2.23). Que privilégio e que honra ser chamado por Deus de “amigo”! Todos gostam de ser amigos de pessoas ilustres e nobres.

Significa: “Teria sido o suficiente para nós”. Se olharmos para o Salmo 23: 1, “Dayenu” seria um acréscimo apropriado; podemos dizer sem hesitação: “Adonai Roi, o Senhor é meu Pastor, e isso basta. Dayenu.” Adonai Roi, o Senhor é meu pastor, e isso é o suficiente.

A palavra “sonho” - em hebraico “chalom” - provém da mesma raiz etimológica já mencionada.

A Bíblia nos ensina que a Palavra do Senhor "é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hebreus 4.12).

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Jesus Cristo é a Palavra Viva de Deus que suscita nos homens uma “vida nova” e os congrega numa comunidade de amor. De maneira que podemos dizer, sem dúvida, que a Bíblia é o “querer de Deus” para a nossa vida; e cada página desse Livro é “carne” de Cristo Jesus – alimento espiritual para todos nós.

O nome do Deus bíblico
Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência".