O que quer dizer em Isaías 66?

Perguntado por: orebelo . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Em Isaías 66, o Senhor Deus declara quais são as pessoas que Ele estima: “ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra”. Ou seja, Deus ama a humildade, a simplicidade e a dependência. Deus não tem prazer em pessoas que se acham melhores que outras, ou aquelas que se vangloriam de seus talentos.

Literalmente, o texto hebraico diz: E será de lua nova a sua lua nova, de sábado a seu sábado virá toda carne a prostrar-se diante de mim, diz Yahweh. O sentido do texto não é exatamente o de sublinhar a importância do sábado ou da lua nova, mas quer sublinhar a periocidade e constância com que se dará a adoração.

23 De uma lua nova a outra e de um sábado a outro, toda a humanidade virá e se inclinará diante de mim", diz o Senhor.

O sentido deste verso é claro. É que Deus certamente realizaria o que Ele havia previsto aqui, e para o qual Ele havia feito amplos arranjos e preparativos. Ele não iniciaria o trabalho, e depois o abandonaria.

A mensagem deste quiasma é que a casa restaurada de Israel traria uma oferta ao Senhor em justiça, que seria aceita pelo Senhor. “Trarão a todos os vossos irmãos” corresponde à “como quando os filhos de Israel trazem as suas ofertas em vasos limpos à casa do Senhor”.

O livro de Isaías foi escrito em uma época de grande iniquidade e apostasia e aborda tanto acontecimentos dos dias de Isaías como acontecimentos futuros. Talvez a parte mais importante desse livro seja o testemunho de Isaías de que Jesus é o Cristo, o Santo de Israel e o Messias prometido.

A visão de Isaías aconteceu logo após a morte de Uzias, um rei ativo que contraiu lepra por desobedecer ao Todo-poderoso. O profeta Isaías viu a glória de Deus, e isso fez toda a diferença em sua vida e em seu ministério. Ele percebeu que ia morrendo, pois era um homem de lábios impuros.

Cada um dos serafins tinha seis asas. Com duas asas eles cobriam seus rostos; com outras duas cobriam os pés; e com as duas asas restantes eles voavam (Isaías 6:2). Se esta descrição realmente tiver um caráter simbólico, então é possível que seu objetivo principal seja apontar para a extraordinária glória de Deus.

5 Porém ele foi aferido pelas nossas btransgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas cpisaduras fomos dsarados.

Números 6:24-26 NVI
“O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o SENHOR volte para ti o seu rosto e te dê paz.

de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a. paz.” {Números 6:24-26} Mais um abençoado fim de semana chegou...

O Dia do Senhor, o domingo, é dedicado semanalmente para descanso e adoração. Na época do Velho Testamento, o povo do convênio de Deus observava o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, porque Deus descansou no sétimo dia depois de criar a Terra (ver Gênesis 2:2).

E daí por diante até chegar o sábado, cuja origem é o termo hebraico shabbatt, considerado o último da semana para os judeus. Essa relação da feira com a missa deu origem também a outras palavras. "O termo latim fillius ecclesiae significa filho da Igreja, da assembléia.

A Bíblia diz em Êxodo 20:9-10: “Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.”

Ele é Deus, não tem princípio nem fim. Quando morreu, a morte não o conseguiu manter, porque ele é mais forte! Jesus ressuscitou e vive para sempre. Assim como Jesus é eterno, ele dá vida eterna a todos que creem nele e o amam.

6 Porque um amenino nos nasceu, um bfilho se nos deu, e o cprincipado está sobre os seus ombros, e o seu nome se chamará Maravilhoso, dConselheiro, eDeus fForte, Pai da gEternidade, Príncipe da Paz.

8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. 8 Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.

8 Depois disso ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem aenviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Eles continuamente reverenciam ao Senhor Deus, dizendo: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória”. Ao contemplar a glória de Deus, Isaías é profundamente constrangido por uma consciência de pecado. E ele os confessa diante de Deus.

A declaração “buscai ao Senhor enquanto se pode achar” significa que o tempo da salvação é hoje. A graça de Deus está disponível e o chamado do Evangelho se estende a todos, mas isso não será sempre assim. Daí vem o convite: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55:6).