O que quer dizer em Eclesiastes 3?

Perguntado por: ncordoba . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Eclesiastes 3 explica que há momentos de alegria e de tristeza, de surpresa e de desilusão, de sucesso e de fracasso... As coisas mudam, passam, transformam-se. Nenhuma situação dura para sempre. Na vida, tudo é passageiro.

O livro de Eclesiastes 3:1-8 nos lembra que há um tempo e lugar para tudo na vida. Haverá momentos de alegria e tristeza, momentos de perda e ganho, momentos de luta e paz. Mas podemos confiar em Deus para nos guiar em cada momento de nossa vida. Podemos encontrar conforto em saber que Ele é fiel e nunca nos abandona.

Por mais que descansar, espairecer, conhecer novos lugares seja algo bom, inerente à necessidade humana de experimentar e a aproveitar a vida, para tudo há um tempo adequado.

Eclesiastes 3.1. Pessoas sábias compreendem que a vida é composta por períodos, ocasiões, e, além disso, elas sabem que e necessário se respeitar tais intervalos de forma saudável e produtiva de acordo com que estes momentos se apresentam a nós.

No livro de Eclesiastes estão registrados os pensamentos do sábio, o homem que meditou profundamente sobre a vida humana , com as suas injustiças e decepções, e concluiu que "tudo é ilusão". O Eclesiastes é o livro do homem sem Deus.

O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce.” (Eclesiastes 1:3-5). Ou seja, só aproveitamos na vida aquilo que vivemos de forma plena aquilo que não deixamos o tempo levar.

6 tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora; 7 tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; 8 tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz. 9 Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?

Se há um tempo para tudo, também há que se respeitar o tempo do outro, ainda que este tempo seja de prantear quando você quer rir, ou tempo de ver o outro se divertir quando é você quem está no fundo do poço.

Ao esperar o tempo de Deus, devemos ter a certeza de que Ele nos ouve e age no momento certo. Note que o tempo não é cedo demais nem tarde demais, mas é o tempo oportuno. Ao fazermos isso, recebemos a misericórdia e encontramos a graça, através da oração.

1- Tempo Humano de espalhar e de ajuntar
As pedras são matéria-prima primordial em qualquer construção. - Espalhar no tempo humano: primeiro a pedreira é cortada e suas pedras espalhadas para selecionar onde encaixam. - Ajuntar no tempo humano: depois as pedras são reunidas formando a obra (I Reis 6.7).

Tempo de rasgar e tempo de costurar.
Há épocas em que é sábio arriscar ou mesmo causar discórdia e divisão nas famílias (Mateus 10:34-35) ou cisma na Igreja ou no Estado, outras épocas em que os homens devem se esforçar para restaurar a unidade e ser curadores da ruptura ( Isaías 58:12).

Tudo ocorre no tempo certo, segundo a vontade de Deus, e nada foge do Seu olhar. Você provavelmente já passou pela experiência de ter se atrasado para algo muito importante, seja entregar um documento, ou chegar em algum lugar.

A palavra de Deus nos diz em Eclesiastes capítulo 3, versículo 1: ''Há um tempo para cada coisa debaixo do sol, tempo de plantar, de colher, de nascer, de viver e de morrer...”.

No âmbito religioso, a palavra kairós é utilizada no sentido de "tempo espiritual" ou "o tempo de Deus", que diverge do conceito cronológico de tempo terrestre, ou seja, as horas, os dias, os anos, etc.

advérbio Em todo tempo; a toda hora; perpetuamente ou eternamente: espero que nosso casamento seja sempre assim.De um modo contínuo; em que há continuidade; constantemente ou continuamente: está sempre irritado.

A Bíblia diz que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Isso significa que o propósito de Deus para todas as coisas reflete sua natureza pura, santa e justa. A boa, perfeita e agradável vontade de Deus se manifesta através de sua graça, de suas misericórdias e também de sua justiça.

Eclesiastes é um dos livros de sabedoria da Bíblia, que explora o problema do sentido da vida. O autor analisa sua vida e o mundo à sua volta, mostrando a inutilidade de muitas das coisas em que as pessoas confiam. O livro tem também conselhos sábios e aponta para o verdadeiro sentido da vida: Deus.

Comentário de Eclesiastes 1
Literalmente, significa aquele que ajunta ou aquele que reúne as pessoas. Assim, o título se refere a Salomão como alguém que convocava a assembleia dos sábios para discutir formalmente o sentido da vida.

Esta palavra na Bíblia nunca tem a significação de desvanecimento e orgulho, mas quase sempre a de vacuidade. A conhecida expressão 'vaidade de vaidades' literalmente quer dizer 'sopro de sopros', ou 'vapor de vapores' (Ec 1.2).