O que quer dizer Elias o Tisbita?

Perguntado por: lgouveia . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Alguns interpretam esta palavra como significando "estrangeiro" e lêem o versículo da seguinte maneira: "Elias, o estrangeiro, de entre os estrangeiros de Gileade". O profeta é designado desta forma porque, provavelmente, nasceu em Tisbi, uma cidade situada na Galileia Superior, de onde ele migrou para Gileade.

Elias nasceu em Tisbe, cidade localizada hoje na Jordânia, ao Sul do mar da Galileia. Nas suas redondezas ficava a torrente de Querite, afluente temporário do Jordão. O rio temporário fica entre dois afluentes perenes do Jordão: o Jarmuque, ao Norte, e Jaboque, ao Sul.

Tisbe (também transcrito Tisbé) era, segundo a tradição, a cidade de Listib, localizada a 8 quilômetros ao norte do Rio Jaboque. É o local de nascimento de Elias, o Profeta (1 Reis 17:1).

O que é Tisbe:
Um lugarejo situado na região de Gileade e a leste do rio Jordão.

Significado de Querite
substantivo feminino Nome dado a uma matéria sintética constituída de alcatrão, enxofre e substâncias graxas, usada como substituto da guta-percha.

Elias tinha acabado de provar diante de todo o Israel que era um profeta de Deus. Se Jezabel matasse Elias, possivelmente ela enfrentaria o descontentamento do povo. Então parece que o objetivo principal de Jezabel era fazer Elias fugir. Ela preferia um Elias na caverna em vez de um Elias mártir.

E Elias reparou o altar do Senhor, que havia sido derrubado.

Elias é levado ao céu por uma carruagem de fogo.

Elias, o profeta, sela os céus e é alimentado por corvos — A seu comando, a panela de farinha e a botija de azeite da viúva de Sarepta nunca se esvaziam — Ele ergue da morte o filho dela.

A porção dobrada era a parte da herança que cabia ao primogênito e, nesse caso, pode significar simplesmente seu desejo de ser um sucessor digno.

Elias foi um profeta do Velho Testamento que ministrou ao reino setentrional de Israel por volta de 900 a.C. Um relato de sua vida encontra-se em I Reis 17–II Reis 2.

Vida. Em Tisbe, Gileade (atual Jordânia), na tribo dos levitas nasceu Elias, 900 anos antes da vinda de Jesus Cristo. Quando Elias nasceu, seu pai Sobac teve uma visão em que seu filho estava rodeado de anjos, que o cercavam com fogo.

Mas podemos dizer que seja em torno de 200 km percorridos por Elias, entre a Samaria até o riacho Querite e depois uma viagem mais longa até o território da Fenícia, a cidade de Sarepta, distante 15 Km de Tiro e Sidon.

Eliseu acompanhou e serviu a Elias por um tempo e, antes que fosse arrebatado em direção aos céus numa carruagem de fogo, Eliseu pediu a Elias uma "porção dobrada do espírito de Elias" como vontade de sucedê-lo na obra do Senhor.

Ficou em Querite, até o dia, em que o riacho secou. Como assim, Deus o deixou? Não, nunca jamais. A seca duraria três anos e seis meses.

3 de abril de 1836

(Ver Mateus 17:1–4.) Além disso, Elias, como ser ressuscitado, apareceu em nossa dispensação no dia 3 de abril de 1836, no Templo de Kirtland, pouco depois de ter sido dedicado.

Simbolicamente, o corvo é relacionado com o mau agouro, a morte, o azar e com outros elementos obscuros e sombrios. No entanto, também pode simbolizar algumas características positivas, como a sabedoria, a astúcia e a fertilidade.

Primariamente, os corvos são necrófagos, ou seja, se alimentam da carne de animais mortos. É um poderoso voador, batendo forte e constantemente suas asas, ou planando sem esforço em amplos círculos, enquanto busca alimento.

Enganador. Estava Judá em Quezibe, quando a cananéia, filha de Sua, deu à luz o seu terceiro filho, Selá (Gn 38.5).

O primeiro erro de Elias foi a expectativa: “Primeiro, ele tinha uma expectativa de como e quando as coisas iam acontecer. E as expectativas são muito perigosas.