O que quer dizer Eclesiastes 2 26?

Perguntado por: xbarbosa . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Sempre que uma pessoa é capaz de se sentir contente com o que tem, isso é uma dádiva de Deus. Deus dá àqueles que o agradam o contentamento sem que eles tenham que lutar por isso. Deus vê somente dois tipos de pessoas: aquelas que são fiéis e as que são pecadoras.

O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce.” (Eclesiastes 1:3-5). Ou seja, só aproveitamos na vida aquilo que vivemos de forma plena aquilo que não deixamos o tempo levar.

No verso 24 diz-se que o melhor da vida é gozar do fruto do próprio trabalho. Logo em seguida, em contraposição ao trabalho que faz gozar a vida, diz-se que isto – o gozar a vida pelo trabalho – vem da mão de Deus.

Eclesiastes 3 O pregador explica que coisas boas e ruins acontecem a todas as pessoas. As obras do homem não perduram. Contudo, as obras de Deus são eternas. Eclesiastes 4–8 O pregador ensina que, embora esta vida seja temporária e todos um dia morrerão, há coisas que podemos fazer para encontrar contentamento na vida.

21 Pois um homem pode realizar o seu trabalho com sabedoria, conhecimento e habilidade, mas terá que deixar tudo o que possui como herança para alguém que não se esforçou por aquilo. Isso também é um absurdo e uma grande injustiça.

O significado deEclesiastes
Antes de falarmos sobre o autor do livro de Eclesiastes, é interessante saber que a palavraEclesiastessignifica “aquele que reúne a comunidade da Aliança”, do original hebraico qoheleth. Por isso o título do livro também pode ser traduzido como “Pregador”.

É a necessidade de vangloriar-se, de ostentar, de se exibir.

Tudo o que se faz debaixo do sol é vaidade e aflição de espírito — Aquele que aumenta em conhecimento aumenta em sofrimento. 1 Palavras do apregador, filho de Davi, rei em Jerusalém: 2 aVaidade de vaidades!

Como vencer a vaidade antes que ela te vença? Auto-reconhecimento – Conheça a si mesmo e seu talento. Não precisamos ser um pavão para sermos vistos, muito menos, reconhecidos. Comportamento – As pessoas admirarão o seu comportamento frente vida, e invejarão a sua ostentação.

A vaidade é definida, entre outras coisas, como o excessivo desejo por merecer a admiração dos outros (Aurélio). Os dicionários dizem ainda que o vaidoso é presunçoso (convencido), orgulho excessivo, arrogância e fútil (sem seriedade).

É entender que tudo tem o seu tempo e nada acontece por acaso. É tirar lições pra vida de tudo que nos acontece. É entender que Deus está no controle de todas as coisas. É orar e confiar que as coisas vão se ajeitar.

(Ecl 3,1) A palavra de Deus nos diz em Eclesiastes capítulo 3, versículo 1: ''Há um tempo para cada coisa debaixo do sol, tempo de plantar, de colher, de nascer, de viver e de morrer...”.

Nos últimos anos da vida de Salomão, ele desobedeceu aos mandamentos do Senhor casando-se com muitas mulheres fora do convênio. Algumas das esposas de Salomão o incentivaram a adorar ídolos e afastar seu coração do Senhor.

De acordo com a tradição mais antiga, foi o rei Salomão que escreveu o livro de Eclesiastes.

Nossa conclusão é que a redação do livro de Qohélet aconteceu por volta do ano 250 a.C., sua autoria não pode ter sido de Salomão, mas de alguém que viveu no norte da palestina, na fronteira linguística com aramaico.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.

Temas centrais em Eclesiastes: A falta de sentido na vida humana. A futilidade da riqueza e do poder.

Comentário de Eclesiastes 1
Literalmente, significa aquele que ajunta ou aquele que reúne as pessoas. Assim, o título se refere a Salomão como alguém que convocava a assembleia dos sábios para discutir formalmente o sentido da vida.

Na Bíblia, o tempo é pessoal. O tempo não é um recipiente infinito ou uma constante incolor em branco. É moldado pela ação e decisão humana e assume diferentes tonalidades, dependendo do que somos chamados a fazer. Os sábios de Israel tinham muito mais a dizer sobre o tempo do que “tempo em si”.

Tudo era inútil, era correr atrás do vento. Desprezei todas as coisas pelas quais eu tanto me esforçara debaixo do sol, pois terei que deixá-las para aquele que me suceder. E quem pode dizer se ele será sábio ou tolo?