O que quer dizer dorso à direita?

Perguntado por: lalves4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Posição cefálica com dorso à direita significa que o bebê está de cabeça para baixo e as suas costas estão posicionadas à direita da bacia da mãe.

A posição cefálica é quando o seu filho fica com a cabeça para baixo e as costas viradas para a sua barriga. Essa é a postura considerada mais adequada para o nascimento do seu bebê. Isso porque o seu pequeno conseguirá se ajustar de forma mais confortável à curva da sua pelve.

O termo “bebê encaixado” refere-se à posição cefálica - a mais esperada pelas gestantes que desejam realizar o parto normal. Trata-se da posição ideal para quem quer dar à luz dessa forma, pois o bebê se encontra de cabeça para baixo. E, felizmente, a posição cefálica é a mais comum, correspondendo a 96% dos bebês.

Dormir de barriga para cima pode dificultar a respiração durante a noite. A partir do quarto mês, essa é uma posição não muito bem vista por obstetras. O estudo que apontamos no tópico anterior mostra que grávidas, quando dormem de barriga pra cima, aumentam o risco de morte do bebê.

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.

Quando o bebê tem sempre preferência para um lado, significa que o pescoço do bebê não movimenta normalmente para os dois lados. E isso vai levar a diversas alterações, principalmente no crânio que ainda é muito maleável nos primeiros meses de vida.

O estudo que descreve o método afirma que se na ultrassonografia fetal a placenta estiver implantada à direita do útero, o bebê é menino; caso a placenta esteja implantada à esquerda do útero, o bebê é menina.

A cabeça óssea do bebê dentro da bacia óssea da mãe pode provocar desconforto pélvico com sensação de pressão, choques e repuxadas na pelve com repercussão até na vagina.

1O bebê pode virar até no momento do parto. 2Normalmente o bebê vira-se até 37 semanas de gestação devido ao pouco espaço que tem no útero após esse período.

O método mais eficaz para verificar a dilatação de uma gestante é o exame de toque vaginal, realizado por uma médico obstetra com experiência nesse tipo de exame.

Um formato normal de cabeça para os pequenos é aquele que tem a região posterior (de trás) arredondada e ambos os lados simétricos.

Não existe nada que se possa fazer efetivamente quando o bebê não encaixa. É claro que existem formas de induzir o parto, mas, no geral, não existe o que se possa fazer até por que não é necessário fazer nada.

6 sinais que a bolsa vai estourar

  1. Aumento das contrações de “treinamento” ...
  2. Diminuição dos movimentos do bebê ...
  3. Inchaço de pés e mãos e outros desconfortos. ...
  4. Pressão na pelve. ...
  5. Aumento de secreção vaginal. ...
  6. Outras alterações.

Pela norma, esse procedimento pode acontecer a partir da 39ª semana completa de gravidez.

Quando a gestante se deita em cima do lado direito, pode haver uma compressão na veia cava, causando mal-estar e elevação da pressão arterial. Como isso não acontece ao se deitar dobre o lado esquerdo, essa é a melhor opção durante a gravidez.

2A barriga da gestante é durinha, afinal o bebê está crescendo e vai ocupando cada vez mais espaço e fica mesmo apertadinho. 3As contrações de Braxton-Hicks, conhecidas como contração de treinamento, acontecem por volta do 3º trimestre da gestação.

Alguns exemplos de exercícios que devem ser evitados:

  • Jump;
  • Corrida de alta performance;
  • Spinning nos últimos meses da gravidez;
  • Treino muito pesado de musculação;
  • Abdominais;
  • Crossfit;
  • Mergulho;
  • Atividades que utilizam bola.

Não há contraindicação do peso do feto para o parto natural!
São 4kg distribuídos pelo corpinho da criança – o peso não está direcionado apenas na cabeça e no ombro, e se a mulher quer e tem condição de tentar um parto natural, sua decisão deve ser respeitada.

Como perceber a barriga baixa? Um truque para verificar se a barriga está baixa é bastante simples, mas deve ser acompanhado dia a dia durante algumas semanas. Consiste em colocar a mão (ou mãos) no espaço entre a barriga e o seio.