O que quer dizer Devagar também é pressa?

Perguntado por: rperes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Esta frase quer dizer que quando estamos com muita pressa, a chance de cometer erros é gigante, então é bom irmos devagar, porque no fim conseguiremos ser mais eficientes se diminuirmos o ritmo frenético da mente e convidarmos o corpo a respirar, alongar-se, ir lá fora sentir o vento no rosto.

Quem vê cara não vê coração. Esta expressão, tão popular, é usada quando queremos dizer que algo ou alguém nem sempre é aquilo que aparenta. Esta frase pode até estar correta em certo sentido, porém a ciência tem mostrado cada vez mais que quem vê cara, vê muita coisa!

Esta frase quer dizer que quando estamos com muita pressa, a chance de cometer erros é gigante, então é bom irmos devagar, porque no fim conseguiremos ser mais eficientes se diminuirmos o ritmo frenético da mente e convidarmos o corpo a respirar, alongar-se, ir lá fora sentir o vento no rosto.

1 lentamente, vagarosamente, demoradamente, morosamente, pausadamente, detidamente, sem pressa.

Enquanto adjetivo indica uma pessoa lenta, que não é expedita. Exemplos: Minha bisavó anda muito devagar.

O que quer dizer quem tem filho Barbado e gato? A frase reforça o quanto carregamos características parecidas com os nossos genitores. O provérbio é muito utilizado quando, por exemplo, pai e filho têm a mesma profissão, ou quando se assemelham em temperamento ou índole.

“Eu digo 'quem disso fala, disso usa', mas na verdade o ditado é outra coisa”, brinca, referindo-se a “Quem disso usa, disso cuida”, que se refere à fama que as pessoas carregam por andarem na companhia de determinados grupos.

"A cavalo dado não se olha os dentes" é um provérbio que significa, de forma geral, que ao recebermos um presente, devemos mostrar satisfação mesmo que não seja do nosso agrado.

A expressão “filho de peixe, peixinho é”, muito comum no nosso dia a dia, significa que alguém é muito semelhante ao pai ou à mãe, em aparência ou personalidade.

O provérbio fumus boni iuris ou apenas fumaça/sinal do bom direito corresponde popularmente à máxima onde há fumaça há fogo significando que “pelas consequências se podem conhecer s causas e por rumor persistente pode se descobrir a verdade” (SOUZA, 2001, p.

3. Quem pariu mateus que balance. Expressão que vem de 'quem pariu mantém e embale', que expressa a necessidade de compromisso dos responsáveis por seus filhos. José abandonou a esposa com o filho recém-nascido e não quer pagar a pensão, quem pariu Mateus que balance!

Originalmente, o provérbio era “Quem tem boca vaia Roma”, com o verbo vaiar, em vez de ir. Isso porque a plebe e os escravos acreditavam que a cidade de Roma merecia vaias por causa de seu imperador, Júlio Cesar, cuja opinião ninguém podia contrariar.

O trecho “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos” foi retirado do livro O Pequeno Príncipe, um clássico da literatura escrito por Antoine de Saint-Exupéry. No livro, a frase indica que o instinto deve estar à frente da razão, ou seja, devemos nos guiar por nossos afetos e sentimentos.

Olhar com cuidado e empatia ao próximo.

Devagar é um advérbio, que significa «lentamente»: – Comer devagar é mais saudável.

1 depressa, rapidamente, rápido, velozmente, apressadamente, aceleradamente, celeremente, ligeiro, vertiginosamente, apressuradamente, precipitadamente.

A frase “devagar se vai ao longe”, era muito utilizada antigamente, quando se queria dizer que não adianta atropelar os fatos, porque que pode haver tropeço. É andando devagar que se chega mais longe.

Ambas as formas de escrita estão corretas, pois existem no português. Divagar é um verbo, como: “Pare de divagar”. Devagar é um advérbio, principalmente: “Ande devagar”, mas pode ser um adjetivo: “Você é devagar”.