O que quer dizer desidratação discal em L5 S1?

Perguntado por: acalixto . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Desidratação discal é uma condição degenerativa do disco intervertebral, que acomete essa estrutura tão importante para o funcionamento da coluna. Este problema atinge o núcleo pulposo do disco, prejudicando a qualidade de vida do indivíduo.

Sintomas. Os sintomas comuns que indicam que a doença degenerativa do disco pode ser responsável por dores no pescoço de uma pessoa incluem, entre outros, dores no pescoço, dores que vão até as escápulas ou até os braços, dormência e formigamento, dores de garganta e, às vezes, dificuldades de destreza nas mãos.

Por exemplo uma ciática de S1 estende-se da região glútea, pela região posterior da coxa, panturrilha e parte lateral da planta do pé, enquanto a ciática de L5 corresponde a face lateral da coxa perna e dorso do pé.

Sim. Não há contraindicação formal para carregamento de peso por indivíduos com abaulamento discal.

As doenças da coluna podem te afastar do trabalho e ensejar o auxílio-doença no primeiro momento. Porém, essas patologias podem incapacitá-lo de forma permanente para o trabalho. Nessas ocasiões, a aposentadoria por invalidez poderá ser concedida pelo INSS, caso seja constatada a incapacidade na perícia médica.

Sim. Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema.

A protusão discal não tem cura. No entanto, os tratamentos propostos têm por objetivo melhorar a estabilidade da coluna vertebral, aliviar os sintomas e, consequentemente, a evolução da doença.

Abaulamento discal difuso L5-S1 significa que há uma projeção do disco intervertebral da coluna nesse nível (L5-S1), que é um dos níveis mais inferiores da coluna vertebral. É uma forma de hérnia de disco.

Caso você possua alguma doença ou lesão na coluna, para que consiga a aposentadoria por invalidez, você precisará preencher os seguintes requisitos: Ter carência de 12 meses no INSS; Ter qualidade de segurado; Comprovar a incapacidade total e permanente para o trabalho.

O sacro e o cóccix
O sacro, também chamado de vértebra sacral ou coluna sacral (S1), é um osso grande e plano, de forma triangular, aninhado entre os ossos do quadril e posicionado abaixo da última vértebra lombar (L5). O cóccix vem logo abaixo do sacro.

Quem tem doença degenerativa pode se aposentar. É o caso de quem sofre de Discopatia degenerativa. Um detalhe importante é que essa doença degenerativa deve impedir a pessoa de trabalhar com qualidade de vida.

Quando procurar um médico por causa de dor na coluna lombar
Dor nas costas que incomoda o sono. A dor se manifesta sem que haja movimento. A dor na coluna se agrava enquanto deitado. Perda involuntária de peso.

O portador da CID 10 M51.1 pode ter direito a auxilio doença ou aposentadoria por invalidez, desde que a enfermidade esteja atestada em laudo médico e seja confirmada na perícia formulada pelo INSS ou pela Justiça Federal.

Como aliviar a dor lombar
Fazer alongamento para as costas pode aliviar as dores e a tensão muscular; Fazer exercícios de respiração e meditação; Nunca se automedicar e procurar auxílio médico para receber a melhor orientação sobre a necessidade e o tipo de medicamento mais indicado para o seu caso de lombalgia.

Sim, é possível. Embora faça parte do envelhecimento do corpo, a desidratação discal pode ser prevenida com a prática de atividades físicas, especialmente na terceira idade, assim como uma alimentação balanceada para controle do peso.

Reidratação da Coluna Vertebral – Os discos se reidratam durante a noite com a água que você consumiu. Esse processo é chamado de troca intradiscal de fluidos porque substitui os fluidos antigos por nova hidratação. Os discos tornam-se preenchidos e têm suas qualidades de amortecimento novamente.